Oferta de produtos do agronegócio cresce 354% em 2021, diz OLX
A oferta online de produtos voltados ao agronegócio cresceu 354% no ano passado na comparação com o ano anterior na plataforma de e-commerce OLX Brasil, segundo levantamento antecipado pela empresa ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O indicador é medido pela veiculação de anúncios voltados ao segmento. O número de anúncios publicados também foi maior no segundo semestre do ano passado e em dezembro, de 540% e 1.119%, respectivamente, em relação a igual período do ano anterior.
Segundo a diretora-geral da OLX, Regina Botter, o consumo de produtos seminovos e usados, chamados de segunda mão, comum entre os brasileiros, também é confirmado no agronegócio. “A digitalização do ecossistema de compra e venda de produtos, que estamos observando há algum tempo, abrange também o agronegócio. E o desempenho que a categoria alcançou em 2021 reforça esse movimento”, afirmou a executiva na pesquisa.
De acordo com a pesquisa, os itens mais vendidos do setor pela plataforma são dedetizador, máquinas de solda, compressores de ar, betoneiras, furadeiras de bancada e roçadeiras. Já o trator lidera os itens mais procurados do setor no marketplace, seguido por retroescavadeira, compressor de ar, roçadeira, betoneira e silagem de milho (6º).
No levantamento, a OLX destaca também que a compra de alguns produtos do agronegócio, como tratores, roçadeiras e silagem de milho, por meio da plataforma, pode gerar economia de até 68%. O líder no valor economizado é o kit rádio comunicador, com 68% de economia e valor médio de R$ 203, seguido por roçadeira (61%, com valor médio de R$ 230), contêiner (56%, com valor médio de R$ 8.509), trator usado ou seminovo (49%, com valor médio de R$ 16.660) e silagem de milho (42%, com valor médio de R$ 290).