Política

Ocidente tem que garantir que conflito na Ucrânia não se espalhe, diz chanceler alemão

24 fev 2022, 15:02 - atualizado em 24 fev 2022, 15:02
Scholz também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, sozinho, e não o povo russo, assumiu a responsabilidade pelo ataque à Ucrânia, mas ele “não vencerá”(Imagem: Michael Kappeler/Pool via REUTERS)

O Ocidente empregará todos os recursos disponíveis para garantir que o conflito na Ucrânia não se espalhe para outros países da Europa, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um discurso televisionado para a nação nesta quinta-feira.

“Putin não deve subestimar a determinação da Otan de defender todos os seus membros. Isto se aplica expressamente aos nossos parceiros da Otan nos Estados Bálticos, Polônia e Romênia, Bulgária e Eslováquia. Não há ‘se’ ou ‘mas'”, disse o chanceler.

Scholz também disse que o presidente russo, Vladimir Putin, sozinho, e não o povo russo, assumiu a responsabilidade pelo ataque à Ucrânia, mas ele “não vencerá”.

“Com o ataque à Ucrânia, o presidente Putin quer voltar atrás no tempo. Mas não há como voltar atrás no século 19, quando grandes potências dominavam os líderes dos Estados menores”, disse Scholz.

reuters@moneytimes.com.br