Economia

OCDE vê Brasil como solução de sustentabilidade e segurança energética, diz Guedes

21 jun 2022, 16:21 - atualizado em 21 jun 2022, 16:21
OCDE
Há duas semanas, a OCDE aprovou o roteiro de acessão do Brasil, em mais uma etapa do processo de avaliação para o país aderir ao grupo (Imagem: REUTERS/Charles Platiau)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) olha para o Brasil como parte da solução de sustentabilidade do mundo e da segurança energética na Europa, disse nesta terça-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, em defesa da adesão do país ao chamado grupo dos países ricos.

Em evento promovido pelo governo brasileiro e a OCDE, o ministro afirmou que a prioridade de acessar o organismo internacional não existia em governos anteriores e é um fato do governo Jair Bolsonaro.

Na avaliação do ministro, a entrada do Brasil é importante para a OCDE porque o país, segundo ele, é uma grande democracia liberal e uma potência verde.

Há duas semanas, a OCDE aprovou o roteiro de acessão do Brasil, em mais uma etapa do processo de avaliação para o país aderir ao grupo.

Agora, será feito o exame das políticas do país, quando o Brasil mostrará iniciativas adotadas em convergência às diretrizes e recomendações do grupo.

Falando no mesmo evento em Brasília, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, afirmou que o Brasil já está em conformidade com 121 de um total de 229 instrumentos legais exigidos pela entidade.

Segundo Cormann, no processo de acessão, o Brasil deve se focar em quatro áreas chaves: melhorar a eficiência dos seus gastos públicos, com o fortalecimento do arcabouço fiscal de longo prazo; aperfeiçoar os arranjos regulatórios, buscando reduzir tarifas e outras barreiras; buscar mais equidade na educação, aumentando acesso à educação infantil e à capacitação profissional e a área ambiental.

“Os especialistas da OCDE buscarão identificar evidências de que as políticas e práticas do país em matéria de meio ambiente e mudança climática atendem aos elevados padrões da OCDE e que seus recursos naturais estejam bem preservados”, afirmou Cormann.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

reuters@moneytimes.com.br