OCDE reduz projeção de PIB para Brasil e sugere reformas para país voltar a crescer
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta quarta-feira (6) atualizou suas projeções de crescimento para as principais economias do mundo em 2019 e 2020, reduzindo suas estimativas para o Brasil. Especificcamente, a OCDE ressalta “uma recuperação moderada em voga” ocorrendo no País.
Acompanhe o Money Times no Instagram!
A instituição supranacional cortou a estimativa de expansão do PIB para 1,9% neste ano, 20 pontos-base abaixo da última projeção de novembro, de avanço na casa dos 2,1%. Para 2020, o orgão estima crescimento de 2,4% no nível de produto, mantendo a previsão do último relatório de novembro passado.
Em relação às economias desenvolvidas, forte redução na projeção de crescimento para a Zona do Euro e Reino Unido, que devem apresentar expansão no PIB de 1% e 0,8%, respectivamente, estimativas essas 80 pontos-base e 0,6 ponto percentual abaixo das últimas previsões.
Para obter-se um “forte renascimento no crescimento”, o Brasil deverá apresentar “maior confiança do empresariado, redução das incertezas políticas, desinflação e melhora no mercado de trabalho”. Além disso, “a implementação bem-sucedida da agenda de reformas do novo governo, particularmente a Reforma da Previdência, é ponto-chave para o renascimento”.
Confira abaixo relatório completo da OCDE: