Internacional

OCDE: Bancos centrais ao redor do mundo estão ficando sem munição

28 jun 2019, 7:40 - atualizado em 28 jun 2019, 7:40
Secretário-geral da OCDE acredita em falta de munição para bancos centrais (Imagem: Facebook da OCDE)

Os bancos centrais ao redor do mundo estão ficando atualmente sem munição. A avaliação é de Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, e exacerba a falta de ferramentas na política monetária para promover crescimento econômico.

“As taxas de juro estão praticamente no patamar zero em todo lugar, ou muito próximas disso. E sabemos que as taxas básicas de juro permanecerão baixas por muito tempo, isso é o que os bancos centrais podem fazer”, afirmou Gurria durante o G20 no Japão.

Na concepção do secretário-geral da OCDE, o mundo estaria “muito pior” se os bancos centrais não tivessem trabalhando nos estímulos à economia. Por outro lado, as autoridades monetárias estão “ficando sem munição”, segundo a CNBC.

Por último, Gurria destaca a importância da política fiscal como promotora de crescimento. “Alguns países, claro estão cuidando de suas dívidas. Mas outros possuem capacidade para gastar mais”, ponderou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar