O Melhor do Seu Dinheiro

O teto caiu: Arcabouço fiscal passa na Câmara, vazamento de dados no Pix, como montar uma carteira de small caps e outros destaques do dia

23 ago 2023, 8:27 - atualizado em 23 ago 2023, 8:27
Arcabouço fiscal
O Congresso finalmente aprovou a regra fiscal que substitui o teto de gastos. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O teto finalmente terminou de cair, mas ninguém se machucou. Falo do teto de gastos. Lançado com grande expectativa ainda com Michel Temer no Palácio do Planalto, o teto viu infiltrações e vazamentos se alastrarem sob Jair Bolsonaro. Até tornar-se insustentável.

Já se sabia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não gostava do teto, funcionasse ele ou não. Lula propôs então uma reforma daquelas. Na falta de nome melhor, a obra colocou o palavrão “arcabouço fiscal” na boca do povo.

Depois de meses de idas e vindas e algum mal-estar entre governo e Câmara, o Congresso finalmente aprovou na noite de terça-feira (22) a regra fiscal que substitui o teto de gastos.

Em essência, o novo arcabouço fiscal condiciona as despesas do governo federal à arrecadação.

O governo manteve fora da regra os investimentos do Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Em contrapartida, não conseguiu passar a emenda que liberaria R$ 32 bilhões para as chamadas despesas condicionadas do Orçamento.

Aprovado o arcabouço, a pauta econômica segue movimentada em Brasília. Estão previstas para a tarde de hoje as votações do PL do Carf na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e da MP do salário mínimo e da correção da tabela do imposto de renda na Câmara.

Tudo isso em um dia no qual os investidores tentarão manter o fôlego do Ibovespa depois da alta de 1,5% registrada na véspera. Do exterior, o sinal dos mercados de ações é positivo para o Brasil.

Para ficar por dentro do impacto da nova regra fiscal sobre seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

CARTÃO DE CRÉDITO
Parcelado sem juros no cartão não vai acabar, mas bancos discutem “transição gradual”, diz CEO do Itaú (ITUB4).
 Atualmente 75% da carteira de financiamentos dos bancos brasileiros via cartão não rendem juros, o que cria distorções, disse Milton Maluhy, do Itaú.

QUESTÃO DE SEGURANÇA
Novo vazamento de dados: BC detecta mais um incidente de segurança com chaves Pix. 
Esse é o quinto caso de vazamento de dados no Pix identificado pelo Banco Central — o último havia ocorrido entre julho e setembro de 2022. Saiba se as senhas foram expostas.

PEQUENAS NOTÁVEIS
Pessoas físicas levam vantagem ao investir em small caps, diz sócio-fundador da Empiricus. Saiba como montar uma carteira equilibrada.
 Rodolfo Amstalden, responsável pela carteira de small caps Empiricus Research, indica quais são seus critérios para escolher entre as “pequenas notáveis” da B3.

BRAÇOS ABERTOS?
Quem é a Arm, empresa que faz 99% dos chips usados no mundo, e vai testar o mercado de IPO nos EUA.
A empresa é britânica, mas optou por fazer a abertura de capital em Nova York, desferindo um grande golpe na Bolsa de Valores de Londres.

PROJETO DE LEI
Como o marco das Garantias pode reduzir os juros do crédito e ajudar a incrementar o caixa de fundos imobiliários. 
O projeto de lei busca facilitar o acesso ao crédito, diminuir o risco para os credores e pode trazer vantagem até mesmo para os FIIs.

Uma boa quarta-feira para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar