O Melhor do Seu Dinheiro

O ‘terceiro tempo’ do Copom: Selic e a ressaca de Haddad, FIIs e o medo de calote, IR 2023 e outras notícias

23 mar 2023, 8:16 - atualizado em 23 mar 2023, 8:17
CMN
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até disfarçou bem a ressaca com o Copom. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) era aguardada com certa ansiedade tanto pelos agentes econômicos quanto pela classe política.

Mais ou menos como aquela festa onde todo mundo que marcar presença, mas a maionese desanda, o pessoal exagera na dose e o resultado é uma grande ressaca.

A manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano já era esperada. O que vinha sendo colocado em segundo plano era a possibilidade de o Copom subir o tom no comunicado.

Grande parte do mercado aguardava a sinalização de um corte já na próxima reunião em maio. Mas não foi o que aconteceu.

Os diretores do BC defenderam que não há espaço para um alívio nos juros tão cedo e reabriram a porta para uma eventual retomada do ciclo de alta se a inflação não desacelerar no ritmo desejado.

Em grande medida, a postura se deve ao fato de o governo não ter apresentado ainda sua proposta para a regra fiscal que substituirá o teto de gastos.

Numa entrevista concedida pouco depois da decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até disfarçou bem a ressaca com o Copom.

Em tom ponderado, ele pregou a harmonia institucional e qualificou a sinalização como preocupante em um cenário de retração econômica e problemas no crédito. Mas o tom de outros integrantes do governo deve ser bem menos moderado.

Quem também vai precisar de um antiácido hoje é o mercado de juros projetados, que deve recompor prêmios ao longo da curva do DI.

Diante da expectativa de uma ressaca para os ativos de risco brasileiros, a expectativa fica agora para o tom da ata da reunião, esperada para a semana que vem e que deve proporcionar mais detalhes.

Enquanto isso, você acompanha toda a repercussão na cobertura de mercado do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

IR 2023
Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda. Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los.

ESPECIALISTAS RESPONDEM
Calotes assustam investidores de fundos imobiliários, mas será que há motivo para pânico com a inadimplência? Os pagamentos atrasados preocupam ainda mais em um contexto de juros altos, que torna mais pesado o serviço da dívida para empresas de todos os setores.

VAGAS DA SEMANA
Embracon e Natura estão com vagas de emprego abertas. As empresas estão com processos seletivos até o preenchimento das vagas de emprego, com atuação em formato híbrido ou presencial. Confira outras oportunidades de carreira da semana.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 81 | O cerco a Lula: base governista abre brecha e ala bolsonarista convoca quatro ministros para depor. Flávio Dino, da Justiça; Marina Silva, do Meio Ambiente; Carlos Lupi, da Previdência; e Carlos Fávaro, da Agricultura, devem comparecer em audiência na Câmara em abril. Saiba sobre o que eles vão prestar contas.

ESTRADA DO FUTURO
A agência de turismo que se tornou uma das minhas ações de tecnologia favoritas. As agências digitais, como Booking, Airbnb e Expedia são negócios já antigos e extremamente lucrativos. O colunista Richard Camargo elenca o seu ativo favorito.

Uma boa quinta-feira para você!