O ‘segredo’ para lucrar alto com franquias, segundo a Cherto
As marcas que estão inclusas no sistema de franquias devem deixar que os possíveis novos franqueados saibam até onde pode chegar a média de lucro daquele empreendimento.
Inclusive, este é justamente um dos motivos que costumam levar alguém a investir em um modelo de negócios, de acordo com Marcelo Cherto, CEO da Cherto Consultoria.
“O fato de fazer parte de uma rede bem estruturada, com um bom sistema de suporte a seus integrantes, eleva exponencialmente suas chances de ser bem-sucedido e obter bons resultados (leia-se lucro)”, diz.
Ainda nesse sentido, apesar das marcas já terem estabelecido uma porcentagem ou valor aproximado de lucro no raio-x da franquia (média mensal e anual), isso não significa que o franqueado não poderá ultrapassar ou regressar aquilo que foi estimado.
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Como lucrar com franquias?
Se o objetivo é lucrar com franquias, o empreendedor terá de se atentar a alguns importantes pilares. O primeiro deles são os custos operacionais.
“Como já ouvi de um grande empresário, custos operacionais são como as nossas unhas: precisam ser cortadas com regularidade. Ou seja, devem ser revistos com frequência e mantidos tão baixos quanto possível – mas com cuidado para não cortar a própria carne”, exemplifica Cherto.
O executivo também alerta que é preciso cuidar para não reduzir tanto os custos a ponto de enfraquecer a operação, pois isso pode comprometer a qualidade. “Corre o risco de perder clientes e, com isso, provocar a queda do faturamento. É evidente que, sem faturamento, não haverá lucro”.
Cherto indica que o franqueado compartilhe e troque ideias e experiências com outros franqueados, integrantes da mesma rede. Além disso, buscar continuamente meios de aumentar a produtividade e eficiência de sua unidade franqueada. “Isso quer dizer que precisa buscar o tempo todo formas de fazer mais com menos”, diz.
É fundamental que o franqueado esteja ciente dos indicadores e índices de desempenho, aos quais deve estar atento o tempo todo. “Os indicadores são como aqueles reloginhos que o piloto de um avião tem no painel à sua frente e que servem para lhe indicar se há uma montanha à frente, a que altitude e inclinação o avião se encontra, como anda a reserva de combustível, a que distância e em qual direção está o aeroporto de destino etc”.
Nesse caso, Cherto orienta que assim como ocorre com o piloto de uma aeronave, não basta que o franqueado saiba o que seus “reloginhos” dizem. É preciso que ele aja rapidamente com base nas informações que eles fornecem.
“Ou seja: se, acompanhando os índices e indicadores de seu negócio, o franqueado perceber que algo não está como deveria, precisa imediatamente, com ou sem a ajuda do franqueador, proceder a uma rápida análise do que está ocorrendo e traçar e executar um plano de ação para corrigir o problema. O mais rápido possível”.