Bitcoin (BTC)

O Satoshi, a menor unidade do Bitcoin, pode vir a ganhar seu próprio símbolo

30 jul 2019, 9:00 - atualizado em 29 jul 2019, 22:55
O satoshi que é a menor unidade de valor do Bitcoin pode vir a ganhar um símbolo próprio (Imagem: Pixabay)

Recentemente, centenas de usuários do Twitter aderiram a um movimento que defendia a criação de um símbolo que representasse o satoshis, a menor unidade de Bitcoin registrada no blockchain. O movimento gira em torno da crença de que, se o símbolo fosse modelado após o sinal “@”, poderia mudar a forma como as pessoas representam as transações on-line.

A iniciativa espontânea foi apoiada pela Square, um aplicativo de pagamento baseado em São Francisco desenvolvido pelo fundador do Twitter e defensor do Bitcoin, Jack Dorsey. A equipe focada em criptoativos da empresa pediu a seus seguidores que enviassem desenhos para o símbolo satoshi.

Muitos designs produziram variações do logo do Bitcoin original criado por Satoshi Nakamoto: um B maiúsculo com dois troncos verticais saindo dele. Muitos designers voluntários cruzaram os sinais “$” e “@”, o que os torna uma analogia perfeita para a moeda favorita da Internet: o Bitcoin.

 

No entanto, nem todos ficaram satisfeitos com esses designs. Os entusiastas mais aguerridos do Bitcoin, conhecidos como maximalistas, argumentaram que manter o símbolo do dólar derrota o propósito das criptomoedas e exige um novo design exclusivo.

Variações no logo original do Bitcoin também foram submetidas, com alguns usuários sugerindo o uso de uma letra minúscula “b” para representar satoshis.

Ainda não se chegou a um consenso até o final dessa edição.

 

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.