O Satoshi, a menor unidade do Bitcoin, pode vir a ganhar seu próprio símbolo
Recentemente, centenas de usuários do Twitter aderiram a um movimento que defendia a criação de um símbolo que representasse o satoshis, a menor unidade de Bitcoin registrada no blockchain. O movimento gira em torno da crença de que, se o símbolo fosse modelado após o sinal “@”, poderia mudar a forma como as pessoas representam as transações on-line.
A iniciativa espontânea foi apoiada pela Square, um aplicativo de pagamento baseado em São Francisco desenvolvido pelo fundador do Twitter e defensor do Bitcoin, Jack Dorsey. A equipe focada em criptoativos da empresa pediu a seus seguidores que enviassem desenhos para o símbolo satoshi.
Muitos designs produziram variações do logo do Bitcoin original criado por Satoshi Nakamoto: um B maiúsculo com dois troncos verticais saindo dele. Muitos designers voluntários cruzaram os sinais “$” e “@”, o que os torna uma analogia perfeita para a moeda favorita da Internet: o Bitcoin.
Hi! I’m so glad you asked! I’ve been promoting “the sat” character for almost a year now. I have a simple github with custom fonts and images of the ($@) character. Feel free to use it! pic.twitter.com/StBmG0EjSz
— ₿itficus⚡? (@bitficus) July 29, 2019
No entanto, nem todos ficaram satisfeitos com esses designs. Os entusiastas mais aguerridos do Bitcoin, conhecidos como maximalistas, argumentaram que manter o símbolo do dólar derrota o propósito das criptomoedas e exige um novo design exclusivo.
Variações no logo original do Bitcoin também foram submetidas, com alguns usuários sugerindo o uso de uma letra minúscula “b” para representar satoshis.
Ainda não se chegou a um consenso até o final dessa edição.