Mercados

O recado de Lula ao anunciar Haddad no Ministério da Fazenda

09 dez 2022, 12:19 - atualizado em 09 dez 2022, 12:19
Lula
No mercado financeiro, prevalece a leitura de que Haddad na Fazenda está “precificado” (Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

O presidente eleito, Lula (PT), disse nesta sexta-feira (9) que o anúncio de que o ex-ministro Fernando Haddad comandará a pasta da Fazenda foi feito agora para que jornalistas possam perguntar para outras pessoas sobre a nova gestão, e não só a ele.

“A partir de agora, vocês [jornalistas] podem conversar com o Haddad sobre a preocupação do mercado”, afirmou. “Eu espero que Haddad fale do mercado, mas fale também do problema social deste país”.

O comentário do presidente eleito ecoa o discurso feito ao longo da campanha e após a disputa presidencial, o de que o combate à fome deve ser a prioridade do novo governo.

No mercado financeiro, prevalece a leitura de que Haddad na Fazenda está “precificado” – daí a reação morna do Ibovespa, que seguiu em leve alta após o anúncio dos novos ministros.

O importante agora, dizem analistas, serão os nomes que devem compor a equipe técnica da Fazenda e o comando de outros ministérios, como o Planejamento. O mercado também monitora a PEC da Transição.