BusinessTimes

O que são growth stocks: como encontrar ações que podem crescer?

08 jan 2022, 9:00 - atualizado em 07 jan 2022, 13:23
gráfico da bolsa com alvo
Investidores em growth (crescimento), de maneira geral, aplicam em empresas jovens ou pequenas (Imagem: Shutterstock)

Por Investidor Sardinha

As growth stocks são as ações de crescimento. Na estratégia de growth investing, o investidor procura por ações de empresas com potencial de crescimento.

Sendo assim, o preço da ação e a distribuição de dividendos não é tão importante. O que importa é o potencial de crescimento da empresa e a geração de lucro com a alta nos preços das ações.

Não são todas as empresas com potencial de crescimento que crescem rápido. Entretanto, muitas delas dobram a sua receita e lucratividade em um curto espaço de tempo.

Alguns exemplos de empresas que tiveram um grande salto de crescimento nas últimas décadas foram: Amazon (AMZN; AMZO34), Google (GOOGL; GOGL34), Apple (AAPL; AAPL34) e Facebook (FB; FBOK34) (atual Meta).

Os investidores em crescimento, de maneira geral, aplicam em empresas jovens ou pequenas, isto é, as small caps. Isso ocorre pois esse tipo de empresa pode apresentar um alto crescimento em um curto período de tempo.

Um dos motivos para os dividendos não serem tão importantes é justamente porque essas empresas jovens ou pequenas reinvestem em seu crescimento.

Ou seja, ao invés de distribuir os lucros, elas investem para que possam crescer mais.

Investimento em growth

Ações Growth
Investidor pode ter grandes lucros com a valorização dos papéis (Imagem: Divulgação)

A estratégia de investir em growth stocks pode proporcionar grandes lucros.

Isso porque, se você investir em ações de crescimento que realmente apresentem o crescimento esperado, você pode ter grandes lucros com a valorização dos papéis.

No entanto, essa é uma estratégia com uma certa dose de risco. Afinal de contas, pode acontecer da empresa não apresentar o crescimento esperado.

No caso de empresas jovens ou pequenas, pode acontecer também da empresa quebrar e o investidor ficar no prejuízo. Enfim, algumas características das growth stocks são:

Múltiplos de preço alto;

Maior volatilidade;

Maior risco;

Não pagam proventos.

Além de investir diretamente em growth stocks, existe ainda a opção dos fundos de growth stocks. Em resumo, esses fundos são aqueles que investem sobretudo em ações de empresas com potencial de crescimento.

A vantagem é que você conta com um gestor que irá analisar as ações. A desvantagem são os custos e os riscos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar