O que o líder da digitalização do BTG Pactual conta sobre o financial deepening no Brasil
Financial deepening é um termo que ficou muito comum no mercado financeiro nos últimos anos. Talvez você nunca tenha ouvido falar deste fenômeno, mas se está aqui nos lendo e ouvindo hoje, é por causa dele.
Como muita coisa na Faria Lima, esse movimento é designado por seu nome em inglês. Em português, o aprofundamento financeiro pode ser descrito como o aumento da oferta e sofisticação de produtos de investimentos para a população e a adesão de uma parcela maior do público a eles.
O número que melhor explica e exemplifica esse movimento é o de CPFs na bolsa. Entre 2011 e 2017, ele ficou estagnado em 700 mil. De lá para cá, chegou aos 5,3 milhões, segundo a B3.
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De alguma maneira nós do Market Makers somos um subproduto desse fenômeno, e você também. Se falamos sobre ações, investimentos e gestão de recursos, é porque existe demanda suficiente do público por conteúdo e dos investidores profissionais por espaço para aparecer. O financial deepening criou demanda para a qual somos oferta.
No nosso episódio de ontem recebemos alguém que vive de dentro esse fenômeno, mas não como produtor de conteúdo ou gestor de recursos. Marcelo Flora é diretor do BTG Pactual responsável pelas plataformas digitais do banco.
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