O que o e-commerce de produtos ecológicos da Casas Bahia tem a dizer sobre a relação das marcas com a sustentabilidade
Com a revolução industrial, uma nova forma de produção tornou-se possível, viabilizando produções em larga escala, o que foi crucial para a sociedade contemporânea.
Entretanto, este fato gerou uma pauta que se torna cada vez mais importante ao longo dos anos: a sustentabilidade.
O termo sustentabilidade pode ser aplicado em diversas áreas, entretanto, neste caso refere-se ao meio ambiente e ao impacto que as empresas geram por meio da emissão de carbono e produção de lixo, por exemplo.
Dessa forma, as marcas e empresas têm se mobilizado cada vez mais com planos ecológicos e sustentáveis, como a Casas Bahia, que lançou e-commerce de produtos ecológicos e sustentáveis em parceria com a Pangeia.
Lançamento Casas Bahia
A Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis, e a Via, dona da Casas Bahia, realizaram uma parceria em prol da aceleração da jornada sustentável da Via e a primeira ação foi o lançamento do e-commerce de produtos ecológicos e sustentáveis.
Com a chegada da Pangeia no e-commerce da Casas Bahia, são disponibilizados produtos de diversas categorias, como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, todos produzidos com práticas sustentáveis por tribos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais, de artesãos e de fabricantes que visam um ciclo produtivo sustentável.
As transações são todas carbono zero, ou seja, independentemente da modalidade de entrega escolhida para receber o produto, as emissões de carbono serão compensadas, ajudando na preservação da Floresta Amazônica.
Outra ação da loja virtual é a ação 1% pelo planeta, que consiste no direcionamento de 1% da receita bruta de vendas para ações que visam a melhora da qualidade de vida e a geração de renda regular em comunidades rurais e florestais.
Será possível encontrar no site e no aplicativo da Casas Bahia 4 categorias de produtos da Pangeia, sendo elas:
Da Terra: junto com o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais;
Da Floresta: foco em produtos desenvolvidos por povos originários;
Ecoshop: voltado para fabricantes e artesãos de produtos ecológicos e sustentáveis orientados ao consumo consciente;
Causas: com iniciativas criadas e geridas em prol do desenvolvimento social e ambiental.
De acordo com Luciana Pacheco, Gerente Executiva de Comunicação e Sustentabilidade/ESG da Via, o objetivo é utilizar o negócio para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, oferecendo produtos sustentáveis. Além disso, garante que este é apenas o primeiro passo desta parceria com a Pangeia.
O futuro do relacionamento entre marcas e sustentabilidade
O termo ESG está cada vez mais disseminado e tornando-se uma prioridade nas empresas, a sigla Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), refere-se à responsabilidade ambiental e social das empresas.
Com o avanço do aquecimento global e escassez dos recursos limitados, priorizar a sustentabilidade é essencial para uma empresa, tanto para o impacto social, econômico e para a atração de investidores.
Cada vez mais a credibilidade de uma empresa perante seu público, concorrência e investidores está atrelada ao ESG e as ações realizadas em prol de um futuro ecológico e sustentável.
A ONU desenvolveu o projeto ODS, sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visa solucionar diversos problemas sociais, como a fome, pobreza e questões ambientais. Dessa forma, é importante para as marcas seguirem com estes direcionamentos para consolidar uma boa imagem institucional.
Dessa forma, a ação da Casas Bahia em parceria com a Pangeia é uma indicadora de um futuro com marcas cada vez mais preocupadas em mostrar ações que mostrem o cumprimento deste compromisso, o que é, além de uma ação em prol do meio ambiente, uma forma de sustentar também a imagem da marca.