Mercados

O que muda na libra esterlina com a morte da rainha Elizabeth II?

08 set 2022, 17:52 - atualizado em 08 set 2022, 17:52

Primeira monarca a ter o rosto estampado nas notas de libras esterlinas, rainha Elizabeth II morreu hoje na Escócia (Imagem: Pixabay)

A rainha Elizabeth II faleceu hoje na Escócia, aos 96 anos. A morte da monarca com o reinado mais longo do Reino Unido gera forte comoção no mundo e provocará mudanças na região.

A primeira delas é que o Reino Unido passa a ter um rei: Charles III. Elizabeth ficou a frente da monarquia por 70 anos e agora, seu filho mais velho, o ex-príncipe Charles, assume o trono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças na libra

Entre outras mudanças que devem ocorrer, é a retirada da imagem da rainha nas notas de libras esterlinas (pounds, em inglês).

A libra é a moeda oficial dos países que compõem o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Em comunicado, o Banco da Inglaterra (BoE) disse que as notas atuais com a imagem de Elizabeth II serão mantidas. Porém, a autoridade monetária disse que fará um novo anúncio sobre as notas existentes “assim que o período de luto for observado”.

Entretanto, o professor de macroeconomia no Ibmec São Paulo, Walter Franco, comenta que a mudança no papel-moeda não será imediata.

“Até porque o material da nota deles é plástico. Então, essa troca de imagem terá um custo alto. Mas, aos poucos, a efígie da rainha vai sair do papel-moeda. É um processo natural”, comenta.

O professor reforça que é preciso concluir o processo de coroação do rei Charles III para que as mudanças, inclusive na libra, sejam iniciadas.

“São várias etapas e, tendo mudanças, deverá ser um processo demorado. Até porque não sabemos se é de interesse do Banco da Inglaterra manter a imagem da rainha”, diz.

Pioneira

O BoE relembrou que Elizabeth II foi a primeira monarca a aparecer nas notas emitidas pelo banco. Segundo eles, “os retratos icônicos da rainha são sinônimo de alguns dos trabalhos mais importantes” que fizeram.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!