O que levou a ação da Vale (VALE3) a cair nesta quarta-feira?
As ações da Vale (VALE3) caíram 2,16% nesta quarta-feira (20), após a mineradora ter apresentado uma produção aquém da esperada pelo mercado durante o segundo trimestre (2T22).
Analistas projetam que a Vale demore um ano a mais antes de atingir a marca de produção anual de 400 milhões de toneladas de minério de ferro.
Copo meio vazio
O BTG Pactual afirma que os números de produção reportados pela Vale no 2T22 vieram em linha com o esperado pelo banco, apesar do mercado estar mais desapontado do que o necessário com a mineradora.
Analistas reforçam o quanto a ação está descontada e não abrem mão da recomendação de compra, com preço-alvo de US$ 25 em 12 meses, equivalente a R$ 136 levando em conta a cotação do dólar nesta quarta-feira.
O economista e sócio da BRA, Alexsandro Nishimura, explica que o potencial negativo para as ações da Vale é de curto prazo.
“A revisão para baixo no guidance para o ano sinaliza desafios operacionais da Vale para atingir a meta de longo prazo. Contudo, o potencial de impacto é mais de curto prazo, em geral com manutenção das recomendações quanto às demais mineradoras brasileiras”, afirma.
Guidance
Após a divulgação, o JPMorgan reduziu sua estimativa de vendas de minério de ferro da Vale para 2022, a 305 milhões de toneladas.
O banco também atrasou em um ano o prazo esperado para que a empresa atinja a meta de 400 milhões de toneladas em capacidade produtiva, de 2025 para 2026.
O Citi afirmou que o corte na previsão anual foi enquadrado em parte na estratégia de “value over volume” — isto é, priorizar valor sobre o volume produzido —, mas disse que “desafios contínuos no Sistema Norte parecem mais relevantes”.
O banco atualizou sua estimativa de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da mineradora para o segundo trimestre, de 6,4 bilhões de reais para 5,8 bilhões.
“A revisão para baixo do guidance de produção de minério de ferro para 2022 sinaliza desafios operacionais para atingir a meta de longo prazo da Vale de 400 mtpa, mas poderia ajudar a sustentar os preços do minério de ferro“, escreveu o analista do Itaú BBA Daniel Sasson, em relatório a clientes.
(Com Reuters)
?Money Times é Top 10 em Investimentos!?
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.