AgroTimes

O que ficou mais barato e o que encareceu em 2023 na retomada do Governo Lula?

21 dez 2023, 15:49 - atualizado em 21 dez 2023, 15:49
alimentos lula
O Agro Times compilou as maiores altas e baixas até novembro de 2023, com base em dados do IPCA para os alimentos (Imagem: REUTERS/Hannah Beier)

“O povo tem que voltar a comer picanha e tomar uma cervejinha”. Dentre as frases e as promessas de campanha, essa com certeza ficou marcada como a mais notória do atual presidente Lula, que está no seu terceiro mandato como líder do executivo.

Mas isso de fato aconteceu?

O Agro Times resolveu analisar, com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação dos principais produtos e alimentos consumidos pelos brasileiros.

  • Bolsas internacionais tiveram um ano de ganhos expressivos, mas o que esperar de 2024? Confira as melhores teses de investimentos do cenário norte-americano no Giro do Mercado desta quarta-feira (21), é só clicar aqui:

No acumulado do ano, a alimentação no domicílio contou com uma queda de 1,83%, enquanto nos últimos 12 meses (até novembro) o recuo foi de 1,14%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maiores altas no governo Lula:

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Acumulado do ano Últimos 12 meses
Alface 27,02% 25,97%
Camarão 2,48% 2,22%
Pão francês 3,73% 4,15%
Azeite de oliva 33,23% 33,82%
Cerveja 5,15% 6,58%
Vinho 3,29% 3,91%
Cereais, leguminosas e oleaginosas 8,48% 13,31%
Arroz 17,70% 22,14%
Feijão preto 3,95% 9,15%
Hortaliças e verduras 21,30% 21,14%
Ovo de galinhas 3,32% 3,77%

Quais alimentos ficaram mais em conta?

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Acumulado do ano Últimos 12 meses
Feijão Carioca -24,22% -18,64%
Batata inglesa -12,52% -10,98%
Tomate -7,38% 5,75%
Cebola -28,95% -25,72%
Picanha -13,06% -9,74%
Carne de porco -4,24% -2,00%
Contrafilé -9,64% -9,03%
Filé mignon -10,79% -9,72%
Alcatra -11,75% -10,16%
Costela -12,53% -11,74%
Óleo de soja -30,72% -29,54%

Sendo assim, no fim das contas, ficou mais em conta para o consumidor comprar picanha, mas o preço da cervejinha ficou mais salgado.