O que explica o fraco desempenho das ações da Vale (VALE3) nesta sexta-feira (22)?
Na primeira hora do pregão, as ações de Vale (VALE3) chegaram a operar entre as maiores quedas do Ibovespa (IBOV) nesta sexta-feira (22).
Por volta de 10h30 (horário de Brasília), VALE3 caía 0,64%, a R$ 57,25, na mínima do dia. Mas os papéis inverteram o sinal e operam em leve alta. Acompanhe o Tempo Real.
O movimento é puxado pelo desempenho do minério de ferro.
O contrato da commodity mais negociado, com vencimento em janeiro, recuou 1,2%, a 768,50 yuans (o equivalente a US$ 106,06) por tonelada, na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China.
O que derrubou o minério de ferro hoje?
O minério de ferro foi pressionado pelo aumento da aversão ao risco nos mercados com a escalada da guerra entre Ucrânia e Rússia.
Ontem (21), a Ucrânia disse que a Rússia disparou um novo tipo de míssil contra a cidade de Dnipro, que parecia ser uma arma com capacidade nuclear que carregava várias ogivas, em uma nova escalada da guerra de 33 meses. Essa foi a primeira vez que um míssil balístico intercontinental foi usado.
O aumento das tensões começou no início da semana, após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dar aval para o uso de armas de longo alcance e minas terrestres contra os russos.
Desde então, a Ucrânia tem disparado mísseis norte-americanos e britânicos contra alvos dentro da Rússia, apesar dos avisos de Moscou de que consideraria tal ação como uma grande escalada.
Além disso, possíveis ameaças de imposição de tarifas sobre produtos chineses sob a gestão do presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, também podem reduzir a demanda por metais no ano que vem.
Apesar da baixa, o saldo semanal foi positivo em 2,9%.