O que está por trás da queda das ações da Vale (VALE3) nesta segunda (24)?
As ações ligadas a metais eram destaque negativo do Ibovespa nesta segunda-feira (24), pressionando o índice da Bolsa.
Por volta das 11h, os papéis da Vale (VALE3) recuavam 3,11%, a CSN Mineração (CMIN3) perdia 4,29% e a Gerdau (GGBR4) tinha queda de 2,43%.
O movimento das ações do setor acontece na esteira do desempenho do minério de ferro na China, com contratos atingindo as mínimas de quatro meses no gigante asiático.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Os contratos futuros de minério de ferro aprofundaram as quedas nesta segunda, devido à demanda mais fraca por aço na China, que provocou uma desaceleração da produção.
Ao mesmo tempo, as últimas divulgações das principais mineradoras sinalizaram ampla oferta da commodity siderúrgica.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas em queda de 3,1%, a 721,50 iuanes (ou US$ 104,69) a tonelada.
Já na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em maio chegou a recuar até 4,9%, para US$ 102,80 a tonelada, a menor cotação desde o fim de novembro.
“Apesar da temporada de construção em andamento (na China), os preços do aço continuaram caindo em meio à demanda fraca e estoques crescentes”, disseram estrategistas de commodities da ANZ em nota.
*Com informações de agência Reuters