Mercados

O que está mexendo com os mercados nesta tarde? Veja as principais notícias

14 set 2020, 13:38 - atualizado em 14 set 2020, 13:38
Ásia, Mercados
Veja os destaques desta segunda-feira (14) (Imagem: REUTERS/Toru Hanai/File Photo)

1. Semana começa no azul para os mercados

Ibovespa (IBOV) avançava nesta segunda-feira, beneficiado pelo clima positivo em mercados acionários no exterior, com o noticiário corporativo também sob os holofotes, colocando os papéis da Yduqs (YDUQ3entre as maiores altas.

Por volta das 13h30, o Ibovespa subia 1,30%, a 99.639,20 pontos.

Em Wall Street, a semana também começava no azul, diante de sinais de avanço no desenvolvimento de vacina contra o Covid-19 e notícias sobre fusões e aquisições, incluindo a de que a Oracle venceu a batalha pelo braço norte-americano da TikTok.

Os principais índices operavam positivos com o impulso das ações de tecnologia, enquanto sinais de progresso no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19 e uma onda de acordos multibilionários também colaboravam para a melhora do sentimento.

Nvidia disparava 9,0%, em meio a planos de comprar a designer britânica de chips Arm, atualmente pertencente ao grupo japonês SoftBank, por até 40 bilhões de dólares, em um acordo que deve remodelar o cenário global de semicondutores.

O índice Philadelphia de chips tinha alta de 2,6%. O índice de tecnologia ganhava 2,4%, mais do que qualquer outro setor importante do S&P 500 (SPX).

O índice Dow Jones (DJI) subia 1,55%, a 28.049 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 1,82%, a 3.392 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (NSXUSD) avançava 1,9%, a 11.290 pontos.

2. Atividade econômica do Brasil cresce 2,15% em julho, abaixo do esperado, segundo Banco Central

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 2,15% em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo BC nesta segunda-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters com economistas era de uma alta de 3,40%.

Na comparação com julho de 2019, o IBC-Br apresentou contração de 4,89% e, no acumulado em 12 meses, teve recuo de 2,90%, segundo números observados.

Esse é o terceiro resultado positivo, mostrando desaceleração ante o crescimento de 5,3% em junho, em dado revisado pelo BC após alta de 4,9% informada antes

O resultado ficou ainda bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 3,40% na comparação mensal.

A economia vem apresentando recuperação gradual após ser paralisada em março e abril devido às medidas de contenção do coronavírus. O Produto Interno Bruto teve contração recorde de 9,7% no segundo trimestre sobre o primeiro, segundo dados do IBGE.

3. Produção industrial da Zona do Euro sobe como esperado em julho a 4,1%

A produção industrial da Zona do Euro subiu como o esperado em julho na comparação com o mês anterior graças à fabricação mais forte de bens de capital e de consumo, mas ainda ficou abaixo dos níveis do ano passado devido à pandemia de Covid-19, mostraram dados nesta segunda-feira.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a produção industrial nos 19 países que usam o euro subiu 4,1% na base mensal mas caiu 7,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta mensal de 4,0% e queda de 8,2% na base anual.

A produção de bens de investimento cresceu 5,3% no mês e a de bens de consumo duráveis aumentou 4,7%, mas ambas ainda ficaram bem abaixo dos níveis do ano passado com quedas respectivamente de 10,4% e 3,8%, conforme a economia da zona do euro enfrenta os efeitos da atividade mais baixa devido à pandemia de coronavírus.

4. Mercado eleva estimativa para inflação em 2020 no Focus e passa a ver Selic a 2,5% em 2021

O mercado elevou sua projeção para a inflação neste ano e passou a ver contração menor, ao mesmo tempo em que reduziu a expectativa para a taxa básica de juros em 2021, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O levantamento semanal apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2020 subiu a 1,94%, de 1,78% antes. Ainda assim, a projeção permanece abaixo do piso da meta oficial, de 4% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para 2021 a estimativa de inflação subiu 0,01 ponto percentual, a 3,01%. O centro da meta para o ano que vem é de 3,75%, também com margem de 1,5 ponto.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), os economistas consultados passaram a prever uma contração de 5,11% este ano, contra recuo de 5,31% estimado na semana anterior. Para 2021 permanece a expectativa de crescimento de 3,50% da economia.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros deve permanecer no atual patamar de 2,0% ao final deste ano, mas para 2021 a projeção caiu a 2,50%, de 2,88%.

5. Brexit sem acordo pode reduzir PIB britânico em pelo menos 3 pontos em 2021, diz JP Morgan 

Um Brexit sem acordo poderia apagar pelo menos três pontos percentuais do Produto Interno Bruto do Reino Unido em 2021 e levar o Banco da Inglaterra a aumentar suas compras de ativos ou até mesmo levar os juros abaixo de zero, disseram economistas do JPMorgan nesta segunda-feira.

As previsões vêm num momento em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tenta persuadir parlamentares de seu partido a votarem nesta segunda-feira um projeto de lei que violaria a lei internacional ao desrespeitar partes do acordo de divórcio do Brexit e que, segundo Bruxelas, destruirá as negociações comerciais entre os dois lados.

Em uma nota de pesquisa, economistas do JPMorgan disseram que ainda projetam um terço de chance de um Brexit “duro”, sem acordo, mas reconhecem que a iminência de um prazo com a aproximação de outubro provavelmente aumentará as percepções de risco.

“Um resultado sem acordo poderia reduzir pelo menos três pontos percentuais do PIB do Reino Unido em 2021 e resultar em mais flexibilização quantitativa do Banco da Inglaterra, com uma chance externa de o banco central cortar os juros abaixo de zero”, disse a nota.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar