BusinessTimes

O que está mexendo com os mercados nesta tarde? Confira os destaques

27 ago 2020, 13:32 - atualizado em 27 ago 2020, 13:32
mercados ações bolsas
O anúncio do Federal Reserve (Banco Central americano) de estabelecer uma meta de inflação média de 2% mexeu com os mercados nesta quinta-feira (Imagem: Pixabay/ StockSnap)

1 – Ibovespa sobe após decisão do Fed

O Ibovespa (IBOV) firmava-se no azul nesta quinta-feira, encontrando respaldo na melhora dos mercados acionários no exterior como um todo após o Federal Reserve decidir adotar meta de inflação média de 2% e aumentar o foco no emprego.

O banco central dos Estados Unidos disse que os períodos de inflação abaixo de 2% serão compensados com inflação mais alta “por algum tempo”, com a nova abordagem buscando garantir que o emprego não fique aquém de seu nível máximo.

“Era o presente que o mercado esperava”, afirmou o diretor de operações da Mirae Asset Pablo Spyer, explicando que a sinalização do Fed corrobora apostas de que os juros norte-americanos devem ficar próximo de zero até depois de 2022.

Em Wall Street, os pregões abriram em alta. O S&P 500 (SPX), que renovou máximas na véspera, mostrava acréscimo de 0,4%.

Ainda no radar estavam dados da economia norte-americana, que mostraram contração de 31,7% no PIB dos EUA no segundo trimestre, enquanto os pedidos semanais de auxílio-desemprego continuaram em torno de 1 milhão.

2 – Dólar tem leve queda a R$ 5,60

dólar ampliou momentaneamente a queda contra o real após comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, na reunião anual de Jackson Hole, mas logo recuperou terreno nesta quinta-feira, com o foco de investidores locais permanecendo nas dúvidas sobre a situação fiscal brasileira, que levaram a moeda norte-americana a uma máxima em mais de três meses na véspera.

No último pregão, o dólar spot teve ganho de 1,54%, a 5,6124 reais na venda, refletindo temores sobre o futuro da agenda fiscal do Brasil em meio a renovados temores quanto à posição de Paulo Guedes no Ministério da Economia depois que o presidente Jair Bolsonaro descartou publicamente o uso dos recursos do abono salarial para vitaminar o Bolsa Família.

“As incertezas atuais são crescentes quanto às diretrizes e viabilidades para o país, e o mercado financeiro literalmente demonstra que, mais do que preocupado, está ‘assustado’ com os sinais de retrocesso”, disse em nota Sidnei Moura Nehme, diretor-executivo da NGO Corretora.

Jerome Powell
O banco central dos EUA buscará alcançar inflação de 2% em média ao longo do tempo, compensando os períodos abaixo de 2% com inflação mais alta “por algum tempo” (Imagem: Tasos Katopodis/Pool via REUTERS)

3 – Federal Reserve adota meta de inflação média de 2%

Federal Reserve apresentou nesta quinta-feira uma nova estratégia agressiva para levar os Estados Unidos de volta ao pleno emprego e elevar a inflação a níveis mais saudáveis em um mundo em que agora acredita que “riscos negativos ao emprego e à inflação aumentaram”.

Segundo a nova abordagem, apresentada em um novo comunicado sobre as metas de longo prazo e estratégia de política monetária do Fed aprovadas por todos os 17 membros, o banco central dos EUA buscará alcançar inflação de 2% em média ao longo do tempo, compensando os períodos abaixo de 2% com inflação mais alta “por algum tempo”, e para garantir que o emprego não fique aquém de seu nível máximo.

“Nosso comunicado revisado reflete nosso reconhecimento dos benefícios de um mercado de trabalho forte, particularmente para muitas comunidades de baixa e moderada rendas, e que um mercado de trabalho robusto pode ser sustentado sem causar um aumento indesejado na inflação”, disse o chair do Fed, Jerome Powell, em discurso explicando as mudanças.

4 – JHSF vai recomprar até 4% de suas ações

O conselho de administração da JHSF (JHFS3) autorizou a abertura de um programa de recompra de ações, com o objetivo de adquirir até 28 milhões de ações ordinárias para posterior cancelamento ou manutenção em tesouraria.

O volume corresponde a 4,1% do total de ações que representam o capital da companhia. O programa encerrará em 26 de fevereiro de 2022. Segundo a ata da reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), os recursos para custear as compras sairão da reserva de retenção de lucros.

O mercado, ao que parece, gostou da ideia. Às 11h35, os papéis da companhia subiam 1,90% e eram cotados em R$ 7,50. No mesmo instante, o Ibovespa, principal índice da B3 (B3SA3), avançava apenas 0,34% e marcava 100.969 pontos.

5 – Vendas pendentes de moradias nos EUA sobem pelo 3º mês seguido em julho

Os contratos para compra de moradias usadas nos Estados Unidos aumentaram pelo terceiro mês seguido em julho, conforme o mercado imobiliário continua a ter desempenho melhor do que a economia em geral, afetada pela pandemia de Covid-19.

A Associação Nacional de Corretores informou nesta quinta-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Moradias, com base em contratos assinados no mês passado, aumentou 5,9%, a 122,1, no mês passado. Os contratos aumentaram em todas as quatro regiões.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que os contratos pendentes, que se tornam vendas após um mês ou dois, avançariam 3% em julho. Sobre o mesmo período do ano anterior, as vendas pendentes aumentaram 15,5%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar