O que esperar dos bancos este ano? Especialista diz que 2024 pode trazer alívio; entenda
Os bancos podem ter certo alívio em 2024, do ponto de vista de crédito e para a economia como um todo, avalia o diretor-executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Bruno Pascon.
Para a perspectiva, o especialista levou em conta o fato de que o Banco Central (BC) deve continuar reduzindo a taxa básica de juros, com o mercado trabalhando em cima de uma expectativa de 9% ao fim do ano.
Vale relembrar que o BC começou o ciclo de afrouxamento monetário em agosto de 2023.
No último encontro de 2023, após cortarem a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.), os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) concordaram unanimemente com a expectativa de cortes na mesma magnitude nas próximas reuniões.
- As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui:
Ainda na semana passada, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse em entrevista ao GloboNews que, neste último ano em que está no comanda, lutará por o patamar de juros mais baixo possível.
“Tem muita coisa que eu gostaria de consolidar aqui, é importante entregar a inflação na meta, e juros o mais baixo possível”, diz.
Pascon, do CBIE, também lembra que este é um ano de eleição municipal, que reserva muita pressão para o gasto público. “Onde o governo puder gastar, ele vai gastar. Exatamente pelo efeito de ser um ano de eleições, então é importante acompanhar”.