BusinessTimes

O que esperar das ações de supermercados em 2021? Uma delas pode saltar até 35%

18 jan 2021, 8:46 - atualizado em 18 jan 2021, 8:47
Supermercados
As ações de supermercados brasileiros seguem muito atrativas, negociando com descontos de 40% em comparação a pares internacionais (Imagem: Unsplash/@jaspergarrattphotography)

A XP Investimentos resolveu voltar seu radar para o setor de supermercados do Brasil, com uma recomendação fora do consenso, pois acredita que o segmento esteja estruturalmente melhor em 2021 do que antes da pandemia.

As ações das empresas não refletiram os resultados fortes entregues ao longo de 2020 e, na verdade, estão abaixo dos níveis do primeiro semestre de 2019, segundo a corretora.

“Vemos o valor dos supermercados como muito atrativo, negociando com descontos de 40% em comparação a empresas internacionais e abaixo de seus níveis históricos, além de enxergarmos um espaço para um re-rating (aumento de patamar de múltiplo) puxado pela perspectiva estruturalmente melhor em comparação ao período pré-Covid-19“, destaca o time de analistas formado por Danniela Eiger, Marco Nardini, Thiago Suedt e Marcella Ungaretii.

“Além disso, esperamos que a economia permaneça fragilizada no curto prazo, com a remoção do auxílio emergencial, alta taxa de desemprego devido às incertezas de vacinação e renda disponível limitada. Por fim, a recuperação da demanda de bares e restaurantes também deve sustentar a demanda do canal”, pontua o quarteto de especialistas da XP.

De acordo com a Nielsen, as vendas do Atacarejo aumentaram 32% na comparação anual em novembro de 2020 comparado com supermercados, que expandiram apenas 8% no mesmo intervalo.

Uma das ações mais baratas do mundo

O Pão de Açúcar é hoje uma das ações de supermercado mais baratas do mundo, de acordo com a XP (Imagem: Money Times/Lucas Simões)

A XP aponta o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) como seu favorito do setor de supermercados, projetando uma valorização de 35% até o final de 2021, devido à abertura de lojas do Atacarejo; à otimização de portfólio e implementação de melhorias operacionais; ao fortalecimento e expansão de sua operação online e aos mais altos padrões ESG dentre nossa cobertura de supermercados.

“O Pão de Açúcar é hoje uma das ações de supermercado mais baratas do mundo, com um desconto de aproximadamente 50% em relação a pares internacionais”, enfatizam unanimente os quatro analistas da XP.

A corretora também atualizou suas projeções em relação as ações do Carrefour Brasil (CRFB3), com alta estimada em 23% no ano, e do Grupo Mateus (GMAT3), cujos papéis disparam até 24%.

Veja a seguir todos os detalhes de recomendação da XP para o setor de supermercados em 2021:

Empresa Ticker Recomendação Preço-alvo (R$)
Pão de Açúcar PCAR3 Compra 103
Carrefour Brasil CRFB3 Neutra 25
Grupo Mateus GMAT3 Compra 11

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar