BusinessTimes

O que esperar da temporada de balanços do 4º trimestre de 2021?

31 jan 2022, 16:12 - atualizado em 31 jan 2022, 16:43
Real brasileiro
Na análise da XP, no último trimestre, os mercados no Brasil andaram na contramão do mundo (Imagem: Pixabay/joelfotos)

Está dada a largada da temporada de resultados do quarto trimestre de 2021, que começa nesta terça-feira (1). Na análise da XP Investimentos, no último trimestre do ano, os mercados no Brasil andaram na contramão do mundo.

Com a piora do macro cenário doméstico, as projeções de lucros para daqui a 12 meses, 2023 e 2024, começaram a estagnar e cair marginalmente. Ainda assim, o mercado espera um desempenho misto nos resultados das empresas nesse último trimestre de 2021.

De acordo com a corretora, frente ao mesmo período de 2020, o mercado espera uma queda do lucro por ação (LPA) das empresas do Ibovespa (IBOV) em 15,1%, explicado pela piora do cenário macroeconômico.

Já em relação ao ebitda, ou lucro operacional, o mercado estima um crescimento de 18,6%, e para a receita, o consenso é de desaceleração ante o trimestre anterior, mas ainda assim com um sólido crescimento de 26,3%.

Destaques do trimestre

Segundo Marcel Andrade, head de renda variável da Vitreo, o setor que deve se destacar nos resultados referentes ao último trimestre do ano passado é o de commodities, em especial o setor de óleo e gás devido ao preço do barril do petróleo.

O aumento do preço médio do petróleo do tipo Brent, que subiu 8,6% no quarto trimestre ante o anterior, aliado à desvalorização do real, resultou em forte encarecimento da commodity denominados em moeda local, o que deve impulsionar os resultados das empresas brasileiras desse setor.

Bruno Madruga, head de renda variável da Monte Bravo Investimentos, completa dizendo que as companhias exportadoras com receita dolarizada devem se sair bem, devido à alta do dólar no período.

A XP Investimentos ainda vê um trimestre positivo para os grandes bancos, impulsionados principalmente por um mix de crédito mais rentável, receita de serviços e consumo de cobertura.

O executivo da Vitreo ainda ressalta que Petrobras (PETR3PETR4), Vale (VALE3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC3) e Magazine Luiza (MGLU3) devem reportar os melhores resultados.

Vão deixar a desejar

Andrade afirma que o  setor de tecnologia será o que deve entregar os piores resultados do período devido ao movimento de alta da curva de juros e às incertezas quanto ao cenário macroeconômico em 2022, que impactam diretamente no caixa das companhias da área.

Também na ponta negativa, Madruga destaca o setor de varejo, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, devido à aceleração da variante ômicron e da alta da taxa de juros.

A XP espera uma temporada mista para o setor varejista, com algumas empresas reportando resultados sólidos mesmo diante da deterioração macroeconômica enquanto outras companhias devem sofrer com o menor poder de compra dos consumidores.

O head de renda variável da Vitreo nomeia Via Varejo (VIIA3) e TradersClub (TRAD3) com as piores entregas do trimestre.

Como sair ganhando com os resultados das companhias?

Para aproveitar a temporada de resultados de uma forma positiva, Andrade indica a compra de ações de setores perenes, ligadas a commodities e exportação, “que ainda estão muito baratas” como Cosan (CSAN3) e Vale.

Madruga afirma que o investidor também já precisa ativar o radar para os resultados do primeiro trimestre de 2022 e destaca os papéis dos setores construção e varejo.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar