Últimas Notícias Imóveis Carteiras recomendadas Comprar ou vender Finanças Pessoais Cripto Economia
Cotações por TradingView

Opinião

O que é índice de Basileia?

Opinião - 14/01/2018 - 11:30

Por Débora Duarte, do Yubb

Você teria coragem de investir em um banco que nunca ouviu falar? O risco do investimento é um ponto importante na hora da sua escolha? E se a gente te disser que existe um jeito muito simples de descobrir se aquele banco é seguro ou não e poder investir com mais tranquilidade? Conheça o Índice de Basiléia!

Muita gente pensa que, assim como tudo no mundo dos investimentos, Basiléia é um tema muito complexo e que só pode ser entendido por economistas. Mas isso não é verdade! Ele pode até ser difícil de ser calculado, mas entender o Índice de Basiléia é algo muito simples.

Ao fazer um investimento em renda fixa, você está emprestando dinheiro para os bancos. Por outro lado, o banco pega o seu dinheiro e empresta (com juros mais altos) para outras pessoas.  Basicamente, o risco do sistema bancário está aí. Como os prazos de empréstimos podem ser diferentes, o banco acaba correndo riscos. Se esses prazos não forem bem planejados, o banco pode quebrar.

O Índice de Basiléia serve para medir esse risco, ou seja, medir a saúde financeira do banco. Ele precisa estar, pelo menos, em 10,5% – quanto maior, melhor. Se estiver um pouco abaixo, significa que é um pouco mais arriscado investir naquele banco.

Na média, o Índice de Basiléia dos bancos brasileiros está em 17,4%, isso significa que o nosso sistema bancário é bem seguro e você pode investir sem medo. Para entender mais sobre isso, a gente esteve na B3 com o Prof. Arthur Vieira e você pode conferir o papo agora!

Últimas Notícias