O que é e como funciona a Cyber Monday?
A Cyber Monday (segunda-feira cibernética) é mais uma das datas do mês de novembro em que o comércio reúne promoções e descontos. Neste ano, é comemorada nesta segunda-feira (27).
O dia é dedicado a ofertas no e-commerce e sempre é feito após a Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (24).
A data foi criada em 2005, nos Estados Unidos e marca a segunda-feira de volta ao trabalho dos norte-americanos depois do “Dia de Ação de Graças” e do feriado de quatro dias.
- Petrobras (PETR4) vai ‘fechar a torneira’ dos dividendos? Confira todos os detalhes do novo plano estratégico da petroleira e como a distribuição de proventos pode ser impactada, é só clicar aqui:
Compras na Cyber Monday
Assim como na Black Friday, é necessário se manter atento ao realizar compras online na Cyber Monday.
Como evitar golpes online?
Compras online
- Dê preferência aos sites conhecidos para as compras
- Verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações
- Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários
Redes Sociais
- Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto
- Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Cyber Monday
- Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas
Cuidados com o cartão
- Dê preferência para o uso de cartão virtual nas compras online
- Use o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente
*Com informações da Febraban
Por
Laura Pereira
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.