Opinião

O que é buy and hold?

24 ago 2019, 15:01 - atualizado em 23 ago 2019, 17:50

Por Yubb

Buy and hold, swing trade, day trade, home broker… São muitos termos em inglês que aparecem para quem quer começar a investir em ações da bolsa de valores. No post de hoje, vou te mostrar o que é buy and hold.

Buy and hold é um tipo de estratégia para investimento em ações. Essa expressão se tornou muito popular porque é utilizada pelos maiores investidores do mundo, como Warren Buffett, e também é muito propagada por youtubers e especialistas de investimentos.

Se você quer saber o que é buy and hold e se vale a pena utilizar essa estratégia, você está no lugar certo. Mas, antes disso, preciso te falar um pouco sobre análise fundamentalista.

Análise fundamentalista

Você já deve ter ouvido falar em análise fundamentalista, certo? Análise fundamentalista é uma estratégia usada para escolher quais ações da bolsa você deve investir o seu dinheiro.

Essa análise é baseada em fundamentos da empresa, como o nome já diz. Antes de você escolher uma ação para comprar, você deve analisar diversos fatores daquela empresa para entender se é um bom negócio.

“Como isso funciona na prática?”. O investidor deve analisar o setor da empresa, projeção de crescimento, seus concorrentes, diferenciais, lucro, fluxo de caixa e outros indicadores como dividend yieldROE e ROIC antes de tomar uma decisão.

Eu sei que pode parecer complexo e confuso, mas, na prática, o importante é que você conheça aquela empresa e entenda o setor em que ela atua.

Análise fundamentalista é o contrário de análise técnica (ou grafista). Na análise técnica, o investidor analisa os gráficos daquela empresa para encontrar padrões de comportamento para compra e venda de ações.

Enquanto análise técnica visa ganhar dinheiro através de especulações de curto prazo, a análise fundamentalista projeta a valorização daquela ação para o longo prazo.

E, é claro, análise fundamentalista tem total relação com buy and hold.

O que é buy and hold?

Agora, vamos ao que interessa! Buy and hold é uma expressão que, em tradução livre, significa comprar e segurar. Com isso, já dá para ter uma ideia do que se trata, né?

Quando você compra uma ação da bolsa de valores e a “segura” por muitos anos, você está praticando buy and hold.

Ao comprar uma ação, você está se tornando sócio daquela empresa. Se o investidor utiliza a análise fundamentalista, significa que ele analisou os fundamentos daquela empresa antes de investir.

Se foi feita uma análise e o investidor acredita naquela empresa para o longo prazo, o seu investimento é para o longo prazo, correto?

Ao comprar uma ação para o longo prazo – longo mesmo: mais de décadas! – você está usando a estratégia do buy and hold. É a estratégia de que você compra uma ação e a mantém pelos próximos anos.

O objetivo do buy and hold é ganhar dinheiro com a valorização daquela ação no longo prazo. Ou seja, você compra a ação hoje por um valor e pretende vendê-la por um valor muito maior daqui alguns anos.

Já ouviu falar em “day trade”? Esse é o oposto do buy and hold. No day trade, o investidor compra e vende a ação no mesmo dia.

Nesse caso, o trader não está preocupado com os fundamentos da ação ou com o fato de se tornar sócio para o longo prazo. No day trade, o que importa são os ganhos com base em especulações do mercado e oscilações diárias.

É por isso que o buy and hold é tão indicado para quem quer investir em ações.

No buy and hold, você consegue minimizar os seus riscos já que não está acompanhando a volatilidade da bolsa de valores e sim acreditando no potencial daquela empresa para o longo prazo.

E os dividendos?

Eu falei sobre ganhar dinheiro com a valorização da ação, mas e os dividendos? Eles são um ponto muito importante para quem investe com a estratégia do buy and hold!

Para quem não sabe, dividendos são parte do lucro da empresa que é distribuído para seus acionistas. Na maioria dos casos, essa distribuição acontece de três em três meses, mas também pode acontecer mensalmente ou semestralmente.

A dica aqui é: reinvista os dividendos. Muitos investidores iniciantes acabam se deslumbrando com aquela renda extra pingando na conta, mas é muito importante manter o foco e reinvestir os dividendos.

Quando você reinveste o dinheiro que ganhou, você está novamente investindo em ações para o longo prazo na sua estratégia de buy and hold.

Fazendo isso, você pode acumular um grande patrimônio investido em ações. E, se você tiver um grande patrimônio investido em ações visando apenas o longo prazo, no futuro você poderá viver apenas com a renda dos seus dividendos.

Conclusão: vale a pena?

Como você deve ter percebido, eu e todo o time do Yubb somos grandes adeptos da estratégia do buy and hold.

É claro que existem muitos traders que ganham dinheiro, mas pensar no longo prazo é sempre a melhor solução para quem quer começar a investir em ações da bolsa de valores.

Ao focar no longo prazo, você faz uma análise melhor de quais empresas você deve ter em carteira. Afinal, você vai ser sócio daquela empresa por muitos e muitos anos.

Como você confia na empresa, fica mais tranquilo na hora de realizar os seus investimentos e minimiza os riscos já que não fica “surfando” nas oscilações do dia a dia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.