O que diz Alckmin sobre a disparada do dólar e queda Ibovespa hoje
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), minimizou a reação dos mercados ao discurso do presidente eleito, Lula (PT), mais cedo.
O Ibovespa passou a operar em queda de mais de 3% após Lula criticar os dividendos da Petrobras (PETR4) e defender investimentos na área social.
“Essas oscilações de mercado têm questões externas além da local”, disse Alckmin. Os índices em Nova York, no entanto, registravam forte alta hoje, após dados de inflação dos Estados Unidos.
“O presidente Lula falou da questão social e falou da questão fiscal”, comentou. “Ele explicitou que assumiu no passado um governo com dívida de praticamente 60% do PIB e transferiu o governo com menos de 40% [da dívida sobre o PIB]”.
Alckmin destacou que o governo Lula teve superávit primário em todos os anos. “Se tem alguém que teve responsabilidade fiscal, foi o governo Lula”.
O vice-presidente eleito também falou em investimentos, em recuperar planejamento e fazer “bons projetos”.
Ibovespa em queda, dólar em alta
O Ibovespa e o dólar aprofundaram os movimentos de aversão ao risco após Alckmin anunciar novos nomes para a equipe de transição, entre os do ex-ministro Guido Mantega.
Por volta das 16h20, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 4,3%, aos 108,6 mil pontos. A moeda americana era cotada a R$ 5,40, em alta de 4,2%.
Mais cedo, Lula disse que Alckmin não será ministro do governo. “Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro”, afirmou. “Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente”.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora o nosso perfil!