O primeiro IPO de 2024 vem aí? O que esperar sobre possível abertura de capital da Compass
A holding Cosan (CSAN3), que já conta com a Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3) listadas na Bolsa brasileira, estuda uma oferta pública inicial (IPO) para a Compass, empresa do grupo que atua na distribuição de gás natural .
Na avaliação de Regis Chinchila, head de research da Terra Investimentos, o lucro líquido da Compass teve um aumento significativo de 32,1% no terceiro trimestre de 2023 (3T23), para R$ 1,275 bilhão, indicando uma saúde financeira sólida e um potencial atrativo para investidores.
Para ele, a companhia conta com ativos valiosos, incluindo a Comgás e outras distribuidoras de gás, o que pode contribuir para o valor de mercado da Compass.
- Retenção de dividendos e rumores de interferência política: entenda o que está acontecendo com a Petrobras neste guia gratuito.
“A tentativa anterior de IPO em 2020 foi cancelada devido às condições de mercado. No entanto, o desejo de Rubens Ometto, empresário por trás da Compass, em realizar o IPO permanece, especialmente com a perspectiva de um mercado favorável. Embora o IPO seja considerado, Ometto está explorando outras opções, como parcerias estratégicas, o que pode indicar uma estratégia cautelosa em relação ao timing do IPO”, avalia Chinchila.
Potencial de mercado e expectativa de valorização para a Compass
O mercado segue interessado no IPO da Compass como um sinal de retomada e para testar o interesse dos investidores, especialmente devido ao potencial de dividendos e geração de caixa da empresa.
“As fontes indicam que Ometto espera uma avaliação da Compass em mais de R$ 30 bilhões, o que reflete a confiança na empresa e seus ativos”, pontua.
A Terra conta com recomendação da compra para o Grupo Cosan, sugerindo um otimismo em relação ao potencial de valorização. A Cosan comunicou nesta semana que a auditoria das demonstrações financeiras de 2023 da Cosan não será concluída no prazo legal.
Apesar disso, a Cosan divulgará nesta quarta (27) informações financeiras não auditadas, realizando também uma teleconferência pública nesta quinta-feira (28)
“No geral, a Compass parece estar em uma posição favorável para um possível IPO, mas o timing e a estratégia exata dependerão das condições de mercado e das negociações em andamento com potenciais parceiros estratégicos. A empresa parece estar sendo observada de perto pelos investidores, especialmente dada a expectativa de um mercado mais favorável”, finaliza Chinchilla.