Governo Federal

O presidente sumiu? Recluso, Bolsonaro tem evitado agendas públicas e está ausente das redes sociais

17 nov 2022, 15:47 - atualizado em 18 nov 2022, 14:22
Jair Bolsonaro pede fim bloqueios rodovias estradas caminhoneiros vídeo eleições eleição 2022 Polícia Rodoviária Federal Lula
Desde que foi derrotada nas urnas no último domingo de outubro (30), presidente Jair Bolsonaro não fez as tradicionais lives semanais (Imagem: Reprodução)

Recluso na residência oficial, o presidente Jair Bolsonaro não tem cumprido agendas públicas e feito poucos encontros oficiais desde que foi derrotado nas eleições. O número de postagens nas redes sociais também diminuiu, e ele tem optado por canais menos conhecidos.

Logo no dia seguinte à derrota nas urnas, no dia 31 de outubro, Bolsonaro teve apenas uma reunião em sua agenda oficial. Ele se encontrou com o ministro Paulo Guedes (Economia).

Na terça-feira, dia 1 de novembro, o presidente se encontrou com todos os ministros de sua gestão e fez seu primeiro pronunciamento depois de não conseguiu a reeleição.

Desde então, Bolsonaro tem feito, em média e de maneira oficial, um encontro por dia com algum de seus ministros. Fora os chefes das Pastas, apenas dois encontros, com o senador Luís Carlos Heinze e o prefeito da cidade de Chapecó.

Em termos de relações internacionais, Bolsonaro não foi a COP 27, no Egito, nem na reunião do G20, na Indonésia. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem sido a estrela brasileira na questão sobre o meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem pronunciamentos e pouca interação com a população

O presidente também não tem se manifestado através das redes sociais, hábito comum durante seus quatro anos de mandato. Bolsonaro tem usado redes menores e menos conhecidas, evitando usar o Twitter, Instagram e o Facebook.

O contato com seus apoiadores também esta menor. Bolsonaro não realizou nenhuma live, que acontecia tradicionalmente uma vez por semana às quintas-feiras.

Também não tem conversado com visitantes que se concentram na saída da residência oficial.

Além do pronunciamento no dia 1 de novembro, Bolsonaro se posicionou apenas mais uma vez de forma pública ao publicar um vídeo de 2 minutos pedindo que as manifestações antidemocráticas não fossem violentas nem atrapalhassem o ir e vir da população.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!