O presidente sumiu? Recluso, Bolsonaro tem evitado agendas públicas e está ausente das redes sociais
Recluso na residência oficial, o presidente Jair Bolsonaro não tem cumprido agendas públicas e feito poucos encontros oficiais desde que foi derrotado nas eleições. O número de postagens nas redes sociais também diminuiu, e ele tem optado por canais menos conhecidos.
Logo no dia seguinte à derrota nas urnas, no dia 31 de outubro, Bolsonaro teve apenas uma reunião em sua agenda oficial. Ele se encontrou com o ministro Paulo Guedes (Economia).
Na terça-feira, dia 1 de novembro, o presidente se encontrou com todos os ministros de sua gestão e fez seu primeiro pronunciamento depois de não conseguiu a reeleição.
Desde então, Bolsonaro tem feito, em média e de maneira oficial, um encontro por dia com algum de seus ministros. Fora os chefes das Pastas, apenas dois encontros, com o senador Luís Carlos Heinze e o prefeito da cidade de Chapecó.
Em termos de relações internacionais, Bolsonaro não foi a COP 27, no Egito, nem na reunião do G20, na Indonésia. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem sido a estrela brasileira na questão sobre o meio ambiente.
Sem pronunciamentos e pouca interação com a população
O presidente também não tem se manifestado através das redes sociais, hábito comum durante seus quatro anos de mandato. Bolsonaro tem usado redes menores e menos conhecidas, evitando usar o Twitter, Instagram e o Facebook.
O contato com seus apoiadores também esta menor. Bolsonaro não realizou nenhuma live, que acontecia tradicionalmente uma vez por semana às quintas-feiras.
Também não tem conversado com visitantes que se concentram na saída da residência oficial.
Além do pronunciamento no dia 1 de novembro, Bolsonaro se posicionou apenas mais uma vez de forma pública ao publicar um vídeo de 2 minutos pedindo que as manifestações antidemocráticas não fossem violentas nem atrapalhassem o ir e vir da população.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!