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O poder do marketing boca a boca

04 jun 2018, 15:01 - atualizado em 03 jun 2018, 23:05

Por Giovanna Ricci, jornalista que trabalha com propaganda há mais de uma década em grandes agências

Recentemente participei de um curso da The School of Life. Fiquei impressionada ao ver a sala cheia, todas as cadeiras ocupadas por pessoas dispostas a ouvir as possibilidades de caminhos para mudança na vida profissional. Todos pagantes.

Sim, coach está na moda, o número de pessoas insatisfeitas com seus trabalhos só tem aumentado… mas na hora em que eu cheguei no local, eu só conseguia me perguntar “como essas pessoas souberam desse espaço?”.

Eu cheguei até lá pela assessoria de imprensa, que me convidou para assistir uma aula. Mas e as outras pessoas?

Sim, eles usam as redes sociais e o mailing de alunos para informar as aulas, mas o “super trunfo” é o marketing boca a boca. Aquele antigo e que pelo visto continua funcionando bem.

Foi a assessoria de imprensa que me informou sobre isso e eu, curiosamente, consegui confirmar. Num bate papo com uma amiga que passou por um processo de redirecionamento de carreira recentemente,  ela me falou sobre a escola e os cursos que “tinham tudo a ver com o momento que ela estava passando“. Estava aí a oportunidade que eu precisava para comprovar o uso do “marketing boca a boca”.

Perguntei diretamente, “Aline, como você foi parar na The School of Life”? Eis que ela me responde que “uma amiga fez o Curso Intensivo e amou.” Depois disso, ela “resolveu ler alguns livros e se tornou fã e frequentadora dos cursos”.

Ou seja, no meio de tantas teorias, tantas inovações, tanta disputa pela atenção, o bom e velho “minha amiga me falou”, continua funcionando. Afinal, de que adianta tanta pirotecnia se não tiver alguém que eu conheça e que tenha testado?

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