O paradoxo dos tokens sociais: a valorização de uma comunidade cripto será infinita?
Gaby Goldberg, investidora da Bessemer Venture Partners, publicou um artigo intitulado “Social Token Paradox” (ou “Paradoxo dos Tokens Sociais”) — um problema que surge em comunidades de tokens sociais com base na exclusividade.
O paradoxo dos tokens sociais: reduzindo retornos para novos nós
O desafio é que o valor de tokens sociais precisa aumentar com a inclusão de novos membros e, ainda assim, essas comunidades fechadas para membros precisam manter a exclusividade de seus grupos, senão o valor social e de utilidade irá diminuir. E assim nasce o paradoxo dos tokens sociais.
Ao impedir o crescimento da utilidade em outras formas, comunidades exclusivas vão enfrentar o Paradoxo dos Tokens Sociais e estar destinadas a repetir um ciclo vicioso.
1ª Fase: uma comunidade de exclusividade é criada ao usar um token social enquanto a adesão requer a posse de um certo número de tokens.
2ª Fase: antigos participantes do grupo adquirem tokens e, assim, o valor do token aprecia. Novos participantes também reforçam a ideia de que o grupo é exclusivo e socialmente valioso e, por isso, a exclusividade aumenta durante um tempo.
3ª Fase: a algum limite (dependendo do grupo), o crescimento contínuo dos novos membros faz a utilidade social e a exclusividade do grupo diminuírem. Porém, o preço do token sobe conforme novos membros são obrigados a adquirir tokens.
4ª Fase: no futuro, novos membros são incentivados a recrutar novos membros para garantir que a valoração do token irá subir. Porém, a um tamanho considerável, novos membros resultam na redução de rendimentos pelo valor da exclusividade. Nesse momento, o valor do token aprecia e atinge seu auge quando atingir um certo número de membros.
5ª Fase: Membros vendem o token para a obtenção de lucro ou por conta da decrescente exclusividade/utilidade. No futuro, a comunidade atinge certo equilíbrio antes de continuar novamente o ciclo.
Esse paradoxo não acontece com tokens que não fazem parte de uma associação. Por exemplo, cada novo comprador de bitcoin (BTC) acrescenta valor — aumenta a escassez — à criptomoeda e, assim, todos os membros estão em sintonia. Novos nós ou membros da rede fazem o valor da rede apreciar.
A espada de dois gumes da exclusividade
Infelizmente, existem rendimentos reduzidos para fazer uma comunidade exclusiva crescer. Geralmente, mais pessoas indicam menos exclusividade e menos valor social.
A inscrição em troca de valor monetário é a forma mais comum de exclusividade. Clubes de campo, eventos e inscrições são grandes exemplos. Alguns aspectos de inscrição são breves (como eventos) enquanto outros são recorrentes (mensalidades).
Exclusividade ou adesão financeira é uma espada de dois gumes: irá sucumbir ao paradoxo dos tokens sociais. Naturalmente limita o tamanho e o potencial crescimento de uma comunidade.
A exclusividade como proposta de valor sempre irá existir, mas não precisa ser algo financeiramente dependente.
Exclusividade por desempenho ou conquista
Conquista ou desempenho é um sinal socialmente valioso. Geralmente, o desempenho pode ser algo vago de acessar. Porém, Rabbithole já começou a criar registros em blockchain para a realização de tarefas específicas.
Além disso, a filiação pode ser concedida a pessoas que completarem tarefas em diversas organizações autônomas descentralizadas (DAOs) — como membros bronze, membros prata etc. — ou a votantes prévios.
Inscrições por níveis, com base em conquistas ou participação, podem unir pessoas de diferentes comunidades em uma só DAO ou comunidade. Imagine ter alguns dos principais contribuidores ou votantes de diversas DAOs em uma única DAO.
O equilíbrio de poder entre mineradores,
desenvolvedores e usuários
Exclusividade de tempo
Criar adesão com base no tempo pode manter o interesse de participantes alinhado a longo prazo e acrescenta um elemento que não pode ser manipulado ou financeiramente adquirido.
A adesão com base no tempo também pode ser combinada com conquistas, como tarefas que levam horas ou semanas para serem completadas. Esse modelo pode incentivar o desenvolvimento de comunidades que exigem um grande esforço para a adesão.
Exclusividade por experiência ou serviço
A experiência compartilhada une diversas pessoas, seja fraternidades, universitários, pessoas na mesma geolocalização etc.
Experiências também podem ser voltadas para causas, como afiliações de caridade, ou voltadas para eventos ao exigir que pessoas vão ao show de um artista antes de obter um token não fungível (NFT) que fornece acesso a seu canal no Discord.
Tokens sociais e o futuro da criação
de conteúdo na internet
A exclusividade financeira não deve ser considerada como algo negativo — como as pessoas escolhem alocar seu capital, seja em atividades, afiliações ou outras é sobre compensações.
Exclusividade gera valor para empresas com base em um propósito ou objetivo em comum. Conforme comunidades de tokens sociais visam expandir suas redes, será vital pensar em formas de trazer utilidade e valor que não sejam apenas em âmbito financeiro.