Bradesco

O Pão de Açúcar voltou?

15 jul 2018, 10:05 - atualizado em 15 jul 2018, 0:47

A esperança de crescimento do Pão de Açúcar (PCAR4) não parece mais estar todo sobre o atacarejo Assaí, ao menos é o que mostraram os resultados operacionais da varejista no segundo trimestre. A rede apresentou vendas brutas de R$ 12,7 bilhões no período, com o desempenho mais forte da divisão de multivarejo (hipermercados, supermercados e lojas de bairro).

A equipe de análise do Bradesco destaca que o avanço de 5,3% das mesmas lojas (abertas há no mínimo de 12 meses) ficou muito próximo da expectativa de 5,5% – maior crescimento trimestral desde o segundo trimestre de 2014 – e também mostrou uma aceleração do crescimento em todos os formatos. A bandeira Extra avançou 4,1% e o Pão de Açúcar foi a 7,9%.

“Além disso, a recuperação do formato Pão de Açúcar é particularmente positiva, uma vez que é um negócio de alta margem que, segundo nossas estimativas, representa 55% do Ebitda do Multivarejo (apesar de representar apenas 27% das suas vendas). Os hipermercados, supermercados e lojas de bairro, também mostraram progresso”, explica o analista Richard Cathcart.

O desempenho abaixo do esperado do Assaí, aponta o Bradesco, pode ser explicado por alguns pontos negativos como a greve dos caminhoneiros e a mudança para um novo centro de distribuição.

“Apesar de se referirem a apenas um trimestre, os números nos deixam mais otimistas em relação às iniciativas da administração para recuperar a saúde da divisão Multivarejo. Não vemos o múltiplo P/L da divisão alimentar do GPA nem como caro, nem barato, mas vemos algum espaço para expansão se esse desempenho de vendas continuar”, conclui.