BusinessTimes

O “pacotão” de ações para aproveitar a alta das commodities

31 maio 2021, 13:58 - atualizado em 31 maio 2021, 13:58
Vale
Em metais e mineração, a Vale é uma das principais ações recomendadas pelo Bradesco BBI (Imagem: Vale/Instagram)

O Bradesco BBI adotou uma postura mais seletiva para as ações de commodities, mas está com uma visão construtiva para o setor no geral.

Segundo os analistas Andre Carvalho, Leandro Fontanesi, Thiago Lofiego e Vicente Falanga, existem algumas ações que não refletem um cenário mais duradouro de alta dos preços das commodities. Embora reconheçam que os preços estão próximos do pico e uma correção está perto de acontecer, eles esperam que essa correção seja pequena.

Nesse cenário traçado pelo Bradesco BBI, oito ações ligados à indústria se destacam.

Mineração e celulose

Em metais e mineração, a instituição tem como top picks Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Usiminas (USIM5). Na indústria de papel e celulose, Suzano (SUZB3) é a ação recomendada.

Lofiego vê diferentes estratégias de alocação de capital para as companhias de metais e mineração e de papel e celulose. Na avaliação do analista, as empresas da primeira categoria devem priorizar pagamentos de proventos aos acionistas – a Vale tem uma média de dividend yield (rendimento do dividendo) de 10% em 2021/22 -, enquanto os representantes de papel e celulose aumentarão seus investimentos para colher os benefícios do crescimento na demanda – a Suzano, por exemplo, anunciou recentemente um investimento de R$ 14,7 bilhões em sua nova planta no Mato Grosso do Sul.

Óleo e gás

O Bradesco BBI mudou a recomendação do papel da Petrobras de underperform para outperform, visto que é um dos mais baratos entre as mais de 500 empresas de combustíveis fósseis (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

A Petrobras (PETR4) representa a categoria de óleo e gás. O Bradesco BBI mudou a recomendação do papel de underperform para outperform, visto que é, dentre mais de 500 empresas de combustíveis fósseis, o 22º mais barato em termos de EV/Ebitda (valor da empresa sobre Ebitda) e o quinto mais barato em dividend yield.

Com um entendimento melhor e uma visão mais positiva sobre a nova estratégia administrativa da estatal, principalmente envolvendo a política de dividendos e o desinvestimento de ativos, Falanga, responsável pela parte de análise do setor na instituição, acredita que é um bom momento para investir na ação.

Alimentos e bebidas

Fontanesi, responsável pela parte de análise do setor de agronegócio, alimentos e bebidas, escalou São Martinho (SMTO3), Marfrig (MRFG3) e M. Dias Branco (MDIA3) como as melhores opções de investimento na indústria.

O papel da São Martinho tem como um dos principais gatilhos os níveis de preços atuais do petróleo. O Bradesco BBI lembrou que a exposição da São Martinho ao petróleo vem pelo negócio de etanol da companhia, e preços maiores de petróleo geralmente sustentam preços maiores de açúcar também.

A preferência pela M. Dias Branco se deve à queda esperada nos preços dos grãos em 2022. Quanto às empresas do universo de proteínas, embora tenha boas expectativas para a BRF (BRFS3), Fontanesi deu preferência pela Marfrig por ver que a ação não está precificada ainda com a recente aquisição de participação da companhia na BRF.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.