Internacional

‘O Ocidente está em perigo’: Como foi o primeiro evento internacional de Milei, em Davos?

17 jan 2024, 16:34 - atualizado em 17 jan 2024, 16:34
javier milei discursa em davos no fórum economico mundial
Milei se coloca como defensor do Ocidente no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Imagem: REUTERS/ Tomas Cuesta)

O atual presidente da Argentina, Javier Milei, discursou no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (17). No evento, que conta com líderes políticos e empresariais, o presidente afirmou que “o Ocidente está em perigo”.

“Está em perigo porque aqueles que deveriam defender os valores do Ocidente são cooptados por uma visão de mundo que conduz ao socialismo e, portanto, à pobreza”, disse.

Milei é conhecido pelo seu discurso anarco-capitalista e, ao aterrissar em Davos, afirmou que seu objetivo é “inserir ideias de liberdade em um Fórum que está contaminado pela agenda socialista 2030 e que a única coisa que trará é miséria ao mundo”.

As outras críticas do atual presidente giram em torno de temas como a agenda ambiental. Ele não pretende aderir às metas estipuladas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Milei tem agenda cheia na Europa

Durante sua passagem pela Europa, Milei deve se reunir com David Cameron, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, e com Kristralina Georgieva, diretora do Fórum Monetário Internacional (FMI).

As discussões com o FMI giram em torno do pagamento do empréstimo de US$ 44 bilhões adquirido pelo governo argentino, em uma tentativa de conter a crise econômica que assola o país.

A visão do FMI é positiva com relação às medidas de “terapia de choque” que Milei tenta implementar. Entre elas, está a tentativa de proporcionar um ajuste fiscal de 5.4% do Produto Interno Bruto (PIB) para equilibrar a economia local.