Ações

O momento ainda é bom para investir em ações?

10 jul 2019, 18:03 - atualizado em 10 jul 2019, 18:03
Vale a pena começar a investir em ações agora?

Olá,  leitor Money Times. Tudo bem?

Segunda-feira (08 de julho) o Ibovespa, principal índice de ações no Brasil, bateu mais uma marca histórica e fechou acima dos 104.500 pontos.

Sabe o que muitas pessoas estão perguntando neste momento? “Será que é um bom momento para entrar na bolsa?”, “Agora não é um daqueles momentos de alta que em breve vai cair?”, “Será que a bolsa está no seu máximo?” e muitos outros questionamentos.

Se você pensa assim, você está mais do que certo de se questionar. Afinal, a pior coisa que você pode fazer no mundo dos investimentos é entrar em um investimento quando ele está no seu auge. O exemplo mais óbvio? O Bitcoin no final de 2017. 

Porém, você precisa de mais 3 provocações para tirar a sua própria conclusão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiro: qual é o cenário em que vivemos hoje no Brasil?

O Brasil está saindo da maior crise da sua história. Durante esta crise, milhares de empresas precisaram reduzir custos, demitir pessoas e algumas precisaram até fechar. As empresas tiveram de procurar novas formas para se tornarem mais eficientes, para que elas conseguissem se manter vivas e competitivas neste cenário de crise.

Sabe o que aconteceu com as empresas que sobreviveram a este cenário? Elas estão mais preparadas para aproveitar melhor o momento pós-crise. E o que acontece com empresa mais enxutas e eficientes quando a economia cresce?
Elas têm mais lucro. Tanto para elas quanto para para os acionistas delas e é isso que acontecerá nos próximos anos. Você quer fazer parte do lucro dessas empresas?

Segundo: a Bolsa está na sua máxima histórica, é difícil ela subir ainda mais.

Será que é? A maioria dos economistas brasileiros acha que não. Estamos próximos de aprovar a reforma da previdência. Ela é a única coisa que impede que investidores internacionais venham para o Brasil. Quando a reforma for aprovada, teremos literalmente uma “chuva” de dinheiro na Bolsa e nas empresas brasileiras. 

Com tudo isso acontecendo, existem previsões de grandes bancos e corretoras de que o Ibovespa poderá atingir facilmente a marca de 140 mil ou 150 mil pontos até o fim do ano que vem. E essas são as previsões conservadoras.

A pergunta que deixo aqui é: você prefere entrar hoje, com a Bolsa a 100 mil pontos? Ou daqui alguns meses, com a Bolsa a 140 mil pontos?

Terceiro: Você quer ser o último a entrar?

Com a nova política econômica de juros baixos (lembrando que a SELIC está em 6,5% ao ano, a mínima histórica!), a poupança, os CDBs e o Tesouro Direto estão rendendo cada vez menos. Com isso, cada vez mais pessoas estão buscando novas formas de investir e obter uma boa rentabilidade.

Hoje, a Bolsa tem cerca 1,1 milhão de CPFs ativos. Este número representa menos do que 1% da população brasileira. Em países como EUA, este número chega a ser cerca de 65% da população.
Claro, existe uma diferença de cultura investidora muito grande nesses países.
Porém, se mantivermos a taxa de juros baixa, como já é esperado, este número de investidores na Bolsa brasileira só vai aumentar. 

Uma analogia legal aqui é a seguinte: sabe quando você viaja para um lugar, como uma praia deserta, e depois de um tempo ele fica mais conhecido e todo mundo começa a ir? Neste momento, as passagens sobem de preço, os restaurantes se tornam mais caros e as pousadas passam a praticar preços de hotéis 5 estrelas! 

Na Bolsa, vai acontecer algo similar. As pessoas conhecem a Bolsa, mas ainda não se deram a oportunidade de participar. Daqui a alguns meses, com mais pessoas investindo, o valor das empresas vai subir. 

Então, você precisa escolher: você vai continuar investindo apenas em renda fixa ou você vai procurar novas opções de investimentos?

Caso você queira começar investir em ações, será um prazer te ajudar. É só clicar neste LINK.

Nos últimos meses, o Yubb já ajudou mais de 250 mil pessoas a investir melhor o seu dinheiro. Te ajudar a dar este próximo passo, com tranquilidade, respeitando o seu apetite para risco e te aproximando do seu sonho financeiro é o nosso maior objetivo. 😀   

Leia mais sobre: