O mercado na sala de espera: Vale (VALE3) e empresas americanas divulgam balanços do 1T24 enquanto investidores aguardam dados de inflação
Você chega. Faz cadastro. Entrega documento, papel, mais papel. Espera. Espera. “Obrigado, pode se sentar”. Olha para o sofá. Senta.
Olhos para cima, na tentativa de se familiarizar com o ambiente. Na TV, programa de fofoca. “Quem é essa pessoa?”, você pensa.
Olha pro lado. Uma outra senhora também espera. Outro lado. Mais sofás. Vazios. Olha a mesa de centro. Uma revista. “Nossa, essa é nova”, você pensa. Ela é de abril. Mas de 2007.
Pega o celular. O sinal é ruim. Não carrega a foto. Mal dá para responder as conversas. Guarda o celular. E espera.
Olha o relógio. Passaram exatamente três minutos. Suspiro. Paciência, há que se esperar.
É assim que os investidores devem passar o dia, que começa com a agenda relativamente mais vazia.
Os grandes eventos da semana acontecem a partir de quinta-feira, com a publicação do PIB do primeiro trimestre dos Estados Unidos. Na sexta-feira, o tão temido PCE, o índice de inflação do país, também será divulgado.
Mas a espera das bolsas internacionais não precisa ser monótona como folhear uma revista de duas décadas atrás.
Pelo contrário: os principais índices do planeta amanheceram em mais um dia de alta, após os balanços da noite passada.
Já no Ibovespa, o marasmo da agenda promete acabar após o fechamento da sessão. Isso porque hoje é dia da Vale (VALE3), uma das gigantes da bolsa brasileira, publicar o seu balanço do primeiro trimestre.
Essa também será a antessala da publicação do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, que será divulgado na sexta-feira.
O que você precisa saber hoje
PRÉVIAS DO BALANÇO
A Vale (VALE3) vai surpreender de novo? O que esperar do balanço da mineradora no 1T24 após produção e vendas que agradaram o mercado. A companhia divulga nesta quarta-feira (24), após o fechamento da sessão, os primeiros resultados financeiros referentes a 2024.
AGORA VAI?
Sabesp (SBSP3): Câmara de São Paulo retoma debate da privatização, mas vereador contrário à proposta defende plebiscito. O projeto de lei que possibilita a desestatização foi aprovado em primeira votação no dia 17 deste mês, mas não há data prevista para a segunda votação, que será a definitiva.
CONFORME O COMBINADO
Acionistas da Cielo (CIEL3) rejeitam novo laudo de avaliação em oferta de Bradesco e Banco do Brasil para fechar o capital da empresa. A negativa ocorreu após um acordo entre parte dos minoritários e os bancos, que elevou para R$ 5,60 o preço por ação na OPA, uma alta 4,67% ante a oferta original.
A MÁGICA DO BILIONÁRIO
Elon Musk é um encantador de investidores? Por que a Tesla tem o menor resultado em três anos e as ações TSLA sobem forte em Nova York. A fabricante de carros elétricos anunciou lucro e receita piores do que o esperado no primeiro trimestre de 2024 e viu seus papéis avançaram quase 10% no after market.
OPERAÇÃO APROVADA
Weg (WEGE3) recebe sinal verde dos investidores para aumentar o capital em R$ 1 bilhão. A operação será feita por meio da incorporação de parte do saldo de reserva e retenção de lucros para investimentos da empresa.
Um forte abraço e boa quarta-feira!