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O mercado imobiliário que vai além dos imóveis; entenda

21 jun 2023, 13:34 - atualizado em 21 jun 2023, 13:34

Para poder entregar as chaves de um imóvel pronto aos moradores, os empreendimentos passam pelos olhares e mãos de uma série de profissionais capacitados nas mais diferentes áreas.

Além disso, a construção civil pede habilidades que ultrapassam o canteiro de obras, visto que o sucesso no setor envolve uma visão 360 graus do mercado imobiliário e de tudo o que está acontecendo na economia.

Por isso, engana-se quem acredita que o segmento está atrelado apenas aquilo que os olhos conseguem ver quando os responsáveis pela construção cortam a faixa de inauguração.

Os bastidores envolvem estratégias, capacidades e tópicos de atenção que não são vistos nos palcos da construção. civil. Logo, é bom conhecer um pouco mais sobre quais são esses pontos.

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Mercado de imóveis com áreas de apoio qualificadas

Ao falar em mercado imobiliário, é normal que a ideia das pessoas remeta-se a engenheiros, arquitetos e mestres de obras. No entanto, o setor abrange áreas com responsabilidades tão grandes quanto quem está no dia a dia dos cálculos, projeções e supervisões dentro das obras.

Exemplos disso são os segmentos de marketing, comercial, relacionamento com clientes, recursos humanos e tecnologia da informação. Unidos, eles fornecem suporte técnico, administrativo e logístico, tornando o processo de construção mais eficiente e lucrativo.

Organização e planejamento como foco

Nenhum imóvel sai do chão sem um planejamento estratégico bem elaborado. Sendo assim, as empresas que almejam ter sucesso no setor precisam se atentar a pontos-chave na elaboração do empreendimento.

Entre eles, saber analisar o mercado, definir metas objetivas e mensuráveis, avaliar os concorrentes e estabelecer uma visão de longo prazo.

Aliado a isso, entra a gestão do negócio como um todo. As áreas podem ser diferentes. Porém, elas estão interligadas. Sendo assim, estabelecer padrões de qualidade, aproveitar as tecnologias disponíveis para integração e investir em uma comunicação interna clara fazem toda a diferença no processo de construção de imóveis.

Setor deve contar com geestores qualificados e prontos

A gestão é o cerne de tudo o que acontece nos empreendimentos, desde os primeiros passos para a construção até a entrega dos apartamentos. Por isso, as empresas precisam contar com profissionais que saibam conduzir os projetos da melhor forma possível.

A gestão de qualidade promove a integração dos imóveis com a comunidade ao seu redor, o que favorece a recepção do lançamento imobiliário. Ao falar em comunicação, os gestores devem ter cuidado especial com os stakeholders, como governos locais, instituições financeiras, fornecedores e organizações não governamentais.

Contudo, é importante estabelecer parcerias estratégicas que promovam benefícios para os dois lados da negociação, a exemplo do cuidado com o meio ambiente e com as condições de trabalho.

Além disso, cuidado com a elaboração de padrões a serem seguidos durante as obras e o acompanhamento pós-construção para averiguar se o imóvel atende às necessidades dos moradores.

Olhar apurado para oportunidades escondidas

Não importa o setor. Saber olhar as oportunidades na hora certa é crucial para o sucesso ou fracasso do negócio. Todavia, quando falamos em mercado imobiliário, esse aspecto se intensifica. Afinal, uma obra envolve investimentos altos que, se mal feitos, podem comprometer o cenário das empresas.

Dessa forma, é essencial entender que o mercado de imóveis é cíclico. Isso quer dizer que o setor da construção passa pelas etapas de expansão, sobreoferta, recessão e recuperação.

Atualmente, estamos vivendo a sobreoferta, que consiste na diminuição do volume de lançamentos. Esse movimento vem da cautela das incorporadoras quanto ao ritmo elevado de empreendimentos em um cenário de insegurança econômica.

Manter-se competitivo no mercado de imóveis

A competição faz parte do jogo dos negócios. Então, para aumentar as entregas dos projetos, não tem outro caminho a não ser estar sempre um passo à frente.

Sendo assim, a empresa e o profissional que conseguem se adaptar às mudanças e aprender com os erros, sai em vantagem. Ainda mais em um mercado que vive em constante transformação.

Para isso, é fundamental colocar-se em uma posição de aprendizado constante. Ou seja, adotar uma abordagem estratégica e proativa a fim de tornar a reinvenção um diferencial.

Ao antecipar as tendências e pensar em soluções de modo criativo, fica mais simples e objetivo se destacar da concorrência, além de impulsionar a competitividade e o sucesso no setor.

Só conhecimento técnico não é suficiente

O mercado imobiliário além dos imóveis é repleto de questões que envolvem construção de times, união de pessoas comprometidas, qualificadas e habilidades que saem do conhecimento técnico das obras.

O sucesso no setor também caminha por aptidões interpessoais como comunicação eficaz, times engajados, liderança exemplar, trabalho em equipe e gerenciamento de projetos.

A fusão entre esses conhecimentos faz com que os resultados das entregas sejam satisfatórios e contemplem as melhores condições tanto para quem compra, quanto para quem constrói.

Quando alinhadas, essas capacidades servem como propulsores para a qualidade do trabalho, a satisfação do cliente e o sucesso geral do empreendimento.

*Eduarda Tolentino é sócia e presidente do conselho da BRZ Empreendimentos