O Melhor do Seu Dinheiro

O mercado e o “complexo de Peter Parker”: confira as notícias que mexem com a bolsa e o dólar hoje

17 abr 2024, 8:37 - atualizado em 17 abr 2024, 8:37
dólar balança justiça lei
(Imagem: Money Times)

Leitoras e leitores do Seu Dinheiro, 

O investidor nesta quarta-feira precisará ser um pouco Peter Parker para conseguir acompanhar tudo que acontece hoje. 

Se você não está entendendo nada, me permita uma breve explicação de um apreciador dos quadrinhos.

Veja, o Homem-Aranha é o personagem mais popular da Marvel e provavelmente de todas as HQs norte-americanas, vencendo — ao menos no sabor do público — o próprio Super-Homem e o Batman. 

Não por seus super poderes serem os melhores, mas porque, no fim do dia, Parker é apenas uma pessoa como eu e você.

Precisa salvar a cidade, sim, mas precisa lidar com o emprego, a faculdade, a namorada, os amigos, as contas, uma série de questões que nós lidamos no dia a dia. 

Ora, sem a roupa, Clark Kent ainda é a prova de balas. Bruce Wayne é um bilionário. Parker nada mais é do que um protojornalista que tem uma bicicleta e o sonho de salvar seu bairro, talvez a grande cidade de Nova York. 

Se desdobrando em mil, o investidor hoje precisa equilibrar todos esses aspectos da vida que mexem com os negócios. 

O panorama internacional ainda é de tensão em relação aos conflitos do Oriente Médio. Apesar do anúncio de uma suposta reação de Israel contra o ataque do Irã no último fim de semana, a falta de apoio da comunidade internacional deixa uma possível retaliação no campo da especulação. 

Ainda, nos Estados Unidos, as falas de ontem de Jerome Powell sobre a manutenção dos juros em um patamar elevado pioraram o sentimento das bolsas internacionais.

Como se não bastasse, o investidor brasileiro ainda acompanha os desdobramentos do ajuste da meta fiscal do governo federal. Na véspera, esses fatores fizeram o dólar encerrar o dia a R$ 5,2688, com uma alta de 1,61% no mercado à vista.

Ainda hoje, o panorama doméstico conta com a divulgação da prévia do PIB, o IBC-Br, que dará um panorama sobre a atividade econômica brasileira. 

Por último, está marcada para hoje uma sessão na Câmara de vereadores de São Paulo sobre o projeto de lei que permite a privatização da Sabesp (SBSP3), um dos processos mais esperados pelo mercado para este ano. 

Antes que apareça alguma ameaça para a cidade, o melhor lugar para se manter informado sobre os principais acontecimentos dos mercados nesta quarta-feira, acompanhe a super-cobertura do corpo de reportagem do Seu Dinheiro no nosso Ao Vivo.

O que você precisa saber hoje

DADOS OPERACIONAIS
Quem foi bem e quem foi mal entre as construtoras listadas na B3 nas prévias de resultados do 1T24.
 Incorporadoras se aproveitaram do cenário favorável para lançar mais empreendimentos neste começo de ano.

ALTERNATIVA AO PRO SOLUTO
Meu CRI, Minha Vida: em operação inédita, Opea capta R$ 125 milhões para financiar imóvel popular de clientes da MRV.
 A Opea Securitizadora e a fintech EmCash acabam de anunciar a emissão do primeiro CRI voltado ao financiamento de unidades lançadas pela MRV dentro do programa habitacional do governo federal.

RELATÓRIO OPERACIONAL
Vale (VALE3): alta na produção de minério, vendas fortes e preços baixos — o que você precisa saber sobre a mineradora no 1T24.
 O momento é conturbado para a empresa, envolvendo indicações do governo e cobranças bilionárias.

OS ARGUMENTOS DO MINISTRO
Haddad responde aos mercados sobre ruídos provocados por meta fiscal.
 O ministro argumentou que o ajuste estabelece uma trajetória “completamente em linha” com o que se espera no médio prazo de estabilidade da dívida.

REPORTAGEM ESPECIAL
O fracasso das empresas “sem dono” na B3. Por que o modelo das corporations vai mal na bolsa brasileira.
 São vários exemplos e de inúmeros setores de companhias sem uma estrutura de controle que passaram por graves problemas ou simplesmente fracassaram.

Um forte abraço e boa quarta-feira!

seudinheiro@moneytimes.com.br