Coluna do Vicente Guimarães

Pontuação da Bolsa ou volatilidade das ações são o que menos importa

20 nov 2024, 14:00 - atualizado em 19 nov 2024, 19:09
ibovespa-acoes-bolsa-b3-etf-nu-asset-nbov11
(Imagem: iStock.com/bluecinema)

Os investidores menos experientes costumam se preocupar com aquilo que tem menos importância. Por exemplo, será que um dia a Bolsa de Valores chegará aos 200 mil pontos?

E quando chegar, qual a diferença disso para quem investe? Tempos atrás, quando a Bolsa estava em 10 mil pontos, muito se discutia se um dia ela chegaria a 100 mil pontos.

Pois bem, chegou a 100 mil, a 120 mil, recuou para 90 mil e, atualmente, está na casa dos 130 mil. Certamente um dia atingirá o patamar de 200 mil. E quando esse dia chegar a pergunta será a mesma: E daí? Qual a diferença para o investidor?

Veja bem, quando estava em 10 mil pontos, para investir era preciso avaliar o preço da ação desejada. A lógica era comprar quando o preço estivesse baixo, esperar valorizar para só vender quando atingisse o topo em termos de preço. Acontece que quando a pontuação ultrapassou os 100 mil a lógica permaneceu a mesma.

E quando ultrapassar os 200 mil, nada mudará. Não para o investidor que continuará comprando na baixa para vender na alta.

Meu propósito ao dizer isso é mostrar que ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é possível independentemente de sua volatilidade e da pontuação que ela venha a atingir.

Se daqui a um ano ela tiver recuado para 70 mil pontos, mesmo assim aqueles que têm conhecimento do mercado vão continuar a ganhar dinheiro. É preciso, antes de mais nada, investir corretamente.

Não é valorização de patrimônio e muito menos a alta da Bolsa que vão te dizer se você está investindo certo ou não.

A sacada é comprar ações de companhias que pagam dividendos. Fazendo isso é possível fazer o patrimônio crescer mesmo que a Bolsa ande de lado, como foi comum até bem pouco tempo.

Entre 2020 e 2023, a Bolsa andou de lado, mas quem escolheu ativos que pagam dividendos se deu bem.

Uso como exemplo um case de alunos meus que obtiveram ganhos extraordinários no período justamente porque usaram a estratégia correta.

Para se ter ideia, enquanto o desempenho do Ibovespa era pífio, as ações pagadoras de dividendos que eles escolheram apresentaram rentabilidade de 43% de 2020 para 2021 e de 56% de 2022 para 2023.

Então, ter lucro e ver seu dinheiro crescer mesmo com a lateralização da Bolsa – ou o recuo dela em certos casos – é o melhor indicador de desempenho.

É o que mostra que você está investindo corretamente, usando a estratégia mais eficiente. Buscar ganhar com dividendos é a maneira mais rápida de juntar recursos com a finalidade de obter a liberdade financeira, de ter uma renda passiva consistente.

Sendo assim, preocupar-se com a pontuação da Bolsa não é o principal. Claro que acompanhar o sobe e desce dos preços dos ativos é importante porque é a forma que se tem para saber se o valor está baixo ou não. Se estiver baixo é o momento de comprar.

Mas não é a simples valorização da ação que fará a diferença e sim os dividendos pagos e, claro, reinvestidos até que o patrimônio atinja o tamanho almejado.

O melhor de tudo é que também dá para turbinar a valorização das ações pagadoras de dividendos, utilizando o mercado de “opções” como estratégia.

Pode-se mais que dobrar a rentabilidade, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para se alcançar a liberdade financeira.

Mas o uso desse mecanismo eu explico em outra oportunidade. De momento o que posso afirmar é que ninguém deve temer volatilidade ou se preocupar com a pontuação do Ibovespa.

Não são essas coisas que vão fazer a diferença e sim, como eu já disse, a estratégia certa, no momento mais adequado.

CEO da VG Research
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
vicente.guimaraes@moneytimes.com.br
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.