“O maior risco do bitcoin é seu sucesso”, afirma o bilionário Ray Dalio
Ray Dalio, o bilionário fundador do fundo de hedge Bridgewater, se identificou como investidor em bitcoin (BTC) em uma conversa na conferência Consensus 2021 na manhã desta segunda-feira (24).
Em entrevista a Michael Casey, da CoinDesk, Dalio afirmou que estamos passando por uma migração do dólar como a moeda de reserva global, uma competição na qual o bitcoin e outros criptoativos terão um grande papel.
“Talvez o maior poder que um governo tenha seja sobre sua moeda e do controle sobre onde o dinheiro e o crédito vão.”
Se referindo à sucessão de recentes moedas globais e o grande afrouxamento quantitativo do Federal Reserve no último ano, Dalio disse que “é um grande poder ser capaz de emitir a moeda mundial, mas pode acontecer o mesmo que aconteceu com a libra esterlina ou com o florim neerlandês”.
Grande parte dos comentários de Dalio focou na ascensão dos mercados de capital da China e da elevação de negociações relacionada aos EUA. Sobre a importância do bitcoin, ele disse que a criptomoeda enfrentará mais retaliação regulatória conforme o mercado crescer.
“Eu acho que o maior risco do bitcoin é seu sucesso”, afirmou Dalio, continuando que a criptomoeda irá assustar títulos governamentais “quanto mais dissermos que ‘prefiro ter bitcoin do que títulos’”.
E Dalio confirmou: “eu tenho alguns bitcoins”.
Em outras declarações, Dalio destacou os problemas com o bitcoin como um mecanismo de pagamentos. Hoje, ele estava bem positivo sobre o papel da criptomoeda como uma reserva de valor, mas não mencionou essas antigas opiniões.
Porém, ele parece considerar o desenvolvimento de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) da China como uma grande preocupação para o uso do dólar internacionalmente. “Existe uma economia verdadeira e uma economia financeira — não devemos confundir essas coisas.”