O indicador que está fazendo maravilhas por Wall Street e ajuda o Ibovespa a buscar 3ª alta consecutiva
Boas notícias apareceram no radar do mercado nesta sexta-feira (29). O índice de inflação preferido do Federal Reserve, o PCE, subiu 0,4% em agosto, acumulando alta 3,5% nos 12 últimos meses.
O núcleo do indicador — que desconta preços de energia e alimentos — subiu 3,9% no confronto anual, abaixo dos 4.2% medidos em julho e o menor nível para o indicador desde setembro de 2021.
- Por que o dólar disparou? Assista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (28) clicando aqui e saiba o que esperar da moeda agora e ainda, se é hora de comprar.
A leitura mais fraca traz fagulhas de esperança para os mercados, que veem caminho para uma nova pausa no ciclo de juros em novembro, contanto que os dados de inflação e emprego apontem uma desaceleração mais consistente da atividade econômica.
O PCE contagia, com mais intensidade, o índice de tecnologia dos Estados Unidos. O Nasdaq dispara 1,25%, enquanto S&P 500 e Dow Jones avançam 0,15% e 0,43%, respectivamente.
Ao influir nas expectativas de juros americanos, com o mercado de Treasuries regredindo, a divulgação do PCE colabora para a segunda alta consecutiva do Ibovespa. O índice local sobe 0,77% nesta manhã, acima dos 116.200,00 pontos.