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O impulso para os resultados de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) em 2023, segundo Santander

14 dez 2022, 15:34 - atualizado em 14 dez 2022, 15:34
Azul
Se os preços dos combustíveis caírem em 2023 e as companhias conseguirem manter as altas receitas unitárias, Azul e Gol podem ver uma significativa expansão do Ebtida (Imagem: Facebook/Azul)

Os resultados das companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) podem ganhar impulso no próximo ano, segundo o Santander.

O banco diz que, se os preços dos combustíveis caírem em 2023 e as companhias conseguirem manter as altas receitas unitárias, ambas podem ver uma significativa expansão do Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

A Genial Investimentos também estima uma melhora no números das empresas e diz que a alta temporada beneficia as aéreas, uma vez que o período representa o primeiro ano “normal” depois de todo o processo de pandemia de Covid-19.

Apesar da esperança, o Santander não se mostra tão otimista com o setor atualmente, tendo cortado o preço-alvo de ambos os papéis. AZUL4 caiu de R$ 30 para R$ 13,70 em 2023, enquanto GOLL4 foi de R$ 21,50 para R$ 9,30 no mesmo período. A recomendação para as ações é “neutra“.

O banco menciona dois motivos que o impedem de ter uma visão mais positiva sobre o setor. São eles: alta exposição ao dólar em um momento de incerteza macroeconômica para o Brasil e baixa visibilidade na resolução do conflito global.

Estimativas para 2023

Em relação à Azul, o Santander prevê um Ebitda de aproximadamente R$ 4,6 bilhões em 2023, um aumento de 48% em relação ao ano anterior, devido à expansão de preços e volumes e quedas nos preços dos combustíveis.

O banco destaca ainda que vê a Azul negociando em 6,7x 2023 EV/EBITDA, abaixo do nível histórico dos últimos 10 anos, de 7,0x, e “com espaço para recuperar a lucratividade nos anos seguintes”.

Quanto à Gol, a expectativa do banco é de que a empresa entregue um Ebitda de aproximadamente R$ 4,1 bilhões em 2023, um aumento de 89% em relação ao ano anterior. A alta é motivada pela mesma justificativa aplicada para a Azul.

“Vemos a Gol negociando a um EV/EBITDA de 6,8x 2023, abaixo do nível histórico de 10 anos, de 7,5x e com espaço para recuperar a lucratividade nos anos seguintes”, completa o Santander.