Opinião

O impressionante crescimento da China nas últimas três décadas

01 fev 2020, 20:06 - atualizado em 30 jan 2020, 15:52
China Bandeira
De acordo com dados de 2018, a participação da China no PIB mundial é de 18,7%, enquanto que a dos Estados Unidos é de 15,1% (Imagem: Reuters/Alfred Jin)

Hoje, as economias de China e Estados Unidos têm tamanhos parecidos. De acordo com dados de 2018, a participação da China no PIB mundial é de 18,7%, enquanto que a dos Estados Unidos é de 15,1%. Mas até pouco tempo atrás não era assim. No início da década de 1990, por exemplo, o peso da China na economia mundial era irrisório, apesar de sua enorme população.

No ano de 1990, a China respondia por 21% da população mundial, porém por apenas por 4% do PIB. O impressionante crescimento chinês ao longo das últimas três décadas mudou completamente esse quadro. Veja no gráfico abaixo.

Ainda que as economias chinesa e americana tenham PIBs comparáveis, os Estados Unidos ainda são substancialmente mais ricos. Em 2018, a renda per capita chinesa correspondia a 29% da americana. Compare com o ano de 1990, em que essa razão era de 4%. A aproximação entre os dois países, em termos de renda per capita, pode ser visualizada no gráfico a seguir.

Fonte dos dados: World Development Indicators, Banco Mundial.

PIB em dólares constantes na paridade do poder de compra.

Observação: o PIB (produto interno bruto) é o valor de tudo o que é produzido por um país em um determinado ano. Também é igual à renda gerada no mesmo período. Mais detalhes aqui e aqui.