O Ibovespa vem para a festa? Bolsas internacionais sobem, mas troca de CEO da Petrobras injeta cautela no mercado nacional; confira o que mexe com seu bolso hoje
Os mercados internacionais de ações vivem um clima festivo. Bastou um dado de inflação ao consumidor norte-americano pouco abaixo do esperado para Wall Street estabelecer novos recordes históricos de fechamento na quarta-feira.
Algumas bolsas europeias também estão nessa de atingir novas máximas históricas. Aproveitando o som alto e os fogos de artifício, os mercados asiáticos também entraram na folia.
Quem tem ficado de fora dessa festa é o Ibovespa. Ele fica ali na porta, olhando de soslaio, faz que vai entrar, mas no fim acontece alguma coisa e prefere olhar de longe.
Na semana passada foi por causa da bola dividida no Copom. Quando a ata da reunião pareceu esclarecer a situação, quem tirou o Ibovespa da festa dos ativos de risco foi a Petrobras.
Não fosse o tombo das ações da petroleira ontem, muito provavelmente a bolsa teria evitado a queda de 0,38% em seu principal índice.
Agora os investidores monitoram os ritos formais para a substituição de Jean Paul Prates por Magda Chambriard à frente da Petrobras.
O ajuste da véspera fez a estatal perder uma Hapvida em valor de mercado. A dúvida agora é se a correção foi exagerada ou insuficiente.
Nas bolsas internacionais, a continuidade da festa depende hoje dos dados da produção industrial dos Estados Unidos e de comentários públicos de dirigentes do Fed, o banco central norte-americano.
Ontem, os dados de inflação reforçaram apostas de que o Fed começará a cortar os juros em setembro.
A autoridade monetária dos EUA diz que precisa de amostras seguidas de que a inflação está arrefecendo antes de começar o alívio nos juros.
Com isso em mente, os investidores internacionais só vão baixar o som em caso de repique da inflação.
Para saber se o Ibovespa vai entrar na festa, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.
O que você precisa saber hoje
SOB NOVA DIREÇÃO
O que pode dar errado para a Petrobras (PETR4) com a mudança de CEO? Confira os 4 maiores temores do mercado. Com a saída de Prates, o Ministério de Minas e Energia (MME) indicou Magda Chambriard para chefiar a petroleira a partir de agora.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Magda Chambriard vai virar a Petrobras (PETR4) de ponta-cabeça? Veja o que pensa a indicada de Lula para suceder Prates. Compilamos as opiniões da Magda Chambriard sobre os investimentos, os dividendos e o futuro da Petrobras.
O PRÓXIMO PASSO
Martelo batido: Governo de São Paulo marca o mês para o leilão de privatização da Sabesp (SBSP3). Tarcísio de Freitas disse que São Paulo busca dobrar os investimentos com uma agenda de privatizações e concessões.
O MUNDO SERÁ O BASTANTE?
‘100 milhões é pouco, é só 1,25% da população global’: o que vem a seguir para o Nubank (ROXO34), segundo o CEO, David Vélez. Após bater marca histórica em número de clientes, Nubank quer o mundo: “Ainda estamos no primeiro minuto do primeiro tempo”, diz Vélez.
QUEDA DOS IMPÉRIOS
Os Faraós do Inverno Cripto: Como a prisão de três magnatas do mundo das criptomoedas influencia na regulação global do mercado? Se, por um lado, muitas pessoas foram prejudicadas por esses eventos, por outro, ficou clara a necessidade de uma regulação mais dura em relação a esse mercado.
Uma boa quinta-feira para você!