Entre Altas e Baixas

O Ibovespa recompensa os mais pacientes; eis alguns números que provam isso

05 out 2022, 11:49 - atualizado em 05 out 2022, 11:58
Ibovespa eleições fernando ferrer investimentos renda variável
“Para ser bem-sucedido no mercado, é necessário bastante diligência e aplicação de uma estratégia bem definida e focada no longo prazo”, diz Fernando Ferrer, na estreia de sua coluna Entre Altas e Baixas (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

“O mercado de ações é um dispositivo para transferir
dinheiro do impaciente para o paciente”
Warren Buffett

Caro leitor,

Me chamo Fernando Ferrer e, a partir de hoje, serei o responsável pela coluna Entre altas e baixas que será publicada quinzenalmente aqui no Money Times. Primeiramente, gostaria de expressar a minha gratidão e felicidade pela oportunidade.

Sou engenheiro por formação, mas meu fascínio pelo mercado financeiro começou antes mesmo da graduação. Tempos depois, após a conclusão de meu MBA em Finanças em 2017, iniciei minha jornada na Empiricus e, desde então colaboro com diferentes séries na Casa.

Atualmente, sou o responsável pela série As Melhores Ações da Bolsa, onde foco em garimpar a Bolsa atrás de empresas líderes de mercado, rentáveis, com boa governança corporativa, baixa alavancagem financeira e que estejam em um ponto interessante de compra.

Além disso, trabalho também na série Carteira Empiricus desde o meu ingresso na Casa, onde juntamente com a equipe, sugiro a montagem de um portfólio balanceado, diversificado e vencedor no longo prazo.

Além de levar boas ideias de investimento através das duas séries citadas acima, busco semanalmente transmitir a educação financeira para os meus mais de 100 mil assinantes.

A ideia aqui não será diferente: através das minhas colunas quinzenais, buscarei quebrar barreiras e expandir fronteiras para disseminar ainda mais esse tema que é tão caro para mim.

Dada a amplitude de assuntos e multiplicidade de classes de ativos, meu objetivo será de contribuir com o desenvolvimento de todo investidor: do iniciante ao mais avançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você vendeu todas as ações antes do segundo turno?

E o momento me parece ser bastante propício para isso. Na semana anterior do primeiro turno das eleições, recebi inúmeras mensagens de assinantes que planejavam vender todas as suas posições em Bolsa para recomprá-las na semana seguinte.

‘Ficar girando a carteira o tempo todo para tentar acertar o momento exato de comprar ou de vender um determinado ativo pode ser bastante danoso para a sua carteira”, afirma Ferrer (Imagem: Divulgação/ Empiricus)

A ideia era que, ao fazer isso, o investidor se protegeria da volatilidade da Bolsa no período eleitoral e poderia recomprar os mesmos ativos a preços bem mais atrativos.

Deu certo, pero no mucho (ou, para os mais jovens, #sóquenão).

O primeiro pregão após a divulgação do resultado do primeiro turno foi favorável para os investidores de Bolsa e desanimador para àqueles que seguiram a estratégia citada acima. A Bolsa subiu +5,54%, o dólar caiu -4,56% e diversas estatais avançaram mais de +10% na expectativa de privatização.

Inicio esta edição do Entre altas e baixas com uma frase de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, que em sua versão original em inglês é: “The stock market is a device for transferring money from the impatient to the patient”.

Em termos gerais, entendo essa frase como um conselho que, para ser bem-sucedido no mercado, é necessário bastante diligência e aplicação de uma estratégia bem definida e focada no longo prazo. Ficar girando a carteira o tempo todo para tentar acertar o momento exato de comprar ou de vender um determinado ativo pode ser bastante danoso para a sua carteira.

Os números do Ibovespa não mentem

Sobre isto, diversos estudos indicam que poucos dias são bastante relevantes para a performance de uma carteira ao longo do ano e, portanto, não estar posicionado pode ser bastante custoso para o investidor. Para provar meu ponto, realizei uma análise do desempenho do Ibovespa no ano.

Até o dia 3 de outubro, o índice subia +10,79% em 2022. Ao desconsiderarmos os cinco melhores pregões do ano, o retorno desaba para -4,65% – uma diferença de mais de 15 pontos percentuais! Importante destacar também que dois dos cinco melhores pregões do ano ocorreram próximos ao período eleitoral: no dia anterior e no dia subsequente do primeiro turno.

Para evitar cair nas pegadinhas dos nossos próprios vieses cognitivos, tema que será bastante abordado por aqui, sugiro a leitura do livro “A Arte de Pensar Claramente” de Rolf Dobelli, que resume de forma bastante clara as armadilhas do pensamento e como podemos desviá-las para nos tornarmos melhores investidores.

Até breve.

Forte abraço,

Fernando Ferrer

Fernando Ferrer é graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA em Finanças pela mesma instituição. Atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa. Colunista da newsletter Day One, Fernando passará a integrar o time de colunistas do Money Times com sua série quinzenal Entre altas e baixas.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!