Comprar ou vender?

O home office irá afetar os fundos imobiliários?

20 maio 2020, 23:51 - atualizado em 21 maio 2020, 7:19
A maior adoção de medidas preventivas de segurança e saúde implicaria em maior demanda de área (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

A tendência de adoção do home office em contrapartida aos escritórios não irá afetar em grande parte os fundos imobiliários de lajes corporativas. Esta é a visão de alguns gestores consultados pela XP Investimentos entre os dias 13 e 19 de maio.

Apesar do aumento do trabalho remoto no dia-a-dia levar as empresas a demandarem menos espaços físicos, por outro lado, a maior adoção de medidas preventivas implicaria em maior demanda de área dado a necessidade de distanciamento.

Para 50% dos gestores esses dois efeitos devem se balancear e não implicar em grandes mudanças na demanda. Outros 23% esperam que a demanda se concentre nos principais centros comerciais (Faria Lima-Vila Olímpia e Paulista).

Cerca de 9% esperam uma menor demanda por espaço físico pelas empresas devido ao home office, 5% acreditam em demanda maior em razão das medidas preventivas de segurança ao colaborador e 14% ainda enxergam o cenário com pouca visibilidade.