O grande risco que (quase) nenhum investidor está atento
Assim como o market maker “conecta” investidores com ativos (provendo liquidez), aqui no Market Makers estamos sempre pensando em como conectar os investidores profissionais ao investidor comum.
Além do podcast e do conteúdo exclusivo que os membros da nossa Comunidade têm acesso, nossas interações com analistas e gestores são diárias e nos fornecem insights e ideias que vão muito além do consenso.
Essa semana, buscando mais informações sobre petróleo, Matheus Soares, analista da Carteira Market Makers, entrou em contato com um dos maiores especialistas em commodities do mercado, Ricardo Kazan, gestor de commodities da Legacy Capital, e teve não só uma atualização sobre esse mercado como também uma aula sobre riscos geopolíticos que preocupam Kazan agora.
- antander (SANB11) registra lucro de R$ 2,3 bilhões no 2T23: Números desapontaram o mercado ou já era esperado? Veja qual é a recomendação para as ações do banco no Giro do Mercado de hoje (26). Não esqueça de se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
Como conhecimento só tem valor quando compartilhado, aqui vai um resumo do papo com Kazan:
“Do início do ano até hoje a oferta de petróleo surpreendeu o mercado, que esperava queda da exportação russa, e aconteceu justamente o contrário: a Rússia exportou mais petróleo do que nunca.
Agora, finalmente a Rússia começou a cumprir os cortes de produção e isso está ajudando na alta recente da commodity.
Do lado da demanda, existe uma sazonalidade que faz com que a demanda seja maior no terceiro e no quarto trimestre todo ano, com a ajuda da reabertura chinesa – as agências de projeções do mercado de petróleo têm apontado para déficit na segunda metade do ano.
Assim, chegamos à virada do semestre e de fato o mercado físico começa a dar sinais de aperto, principalmente na Ásia (demanda chinesa e cortes de produção da Opec), mas que ainda não se refletem em aperto nos estoques. Se este movimento acontecer (estoques também começarem a sentir o aperto) o petróleo deve subir bem.
Mas nossa grande preocupação agora no momento é geopolítica.
Clique aqui para ler o texto completo na íntegra