O gráfico que mostra o motivo do caos financeiro nos Estados
A tarefa de encontrar um culpado para a grave crise financeira dos Estados brasileiros em 2016 não é tão difícil. Uma análise do banco Safra publicada hoje joga luz sobre o tema e revela em um gráfico simples o crescimento descontrolado das despesas com servidores a partir de 2009. Acima da média, de 32,5%, é possível ver os Estados mais encrencados como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.
Receba o Giro Money Times grátis em seu email
“Desta forma, assim como a União prepara uma reforma da previdência, visto que sua principal fonte de pressão orçamentária é seu déficit previdenciário, medidas visando a diminuição dos gastos com pessoal por parte dos Estados são essenciais para permitir a readequação de suas finanças”, ressalta a equipe de economistas do banco chefiada por Carlos Kawall.
O Safra aponta que medidas como, por exemplo, a permissão de redução de carga horária de funcionários públicos com proporcional redução dos rendimentos e o debate da reforma da previdência, podem ajudar a trazer as finanças regionais de volta para patamares sustentáveis.